Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Sandra Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Medeiros Neta, Olivia Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/274
Resumo: O presente estudo discute as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas de Ciências Humanas do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Caicó e suas relações com o Currículo Integrado partindo da concepção dos docentes. Prossegue com a análise dos relatos acerca das ações pedagógicas apontadas como mais recorrentes no cotidiano escolar que dependem de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, convergindo para a realização da tarefa de ensinar múltiplas funções dentro e fora da sala de aula e obrigando os docentes a mobilizarem conhecimentos sociais e culturais do currículo para encaminharem sua ação pedagógica. Ação que se faz com interpretação crítica, produção e organização de conhecimentos, identificação e escolha das técnicas e métodos pedagógicos para a socialização da aprendizagem com os sujeitos envolvidos no processo de ensinar/aprender.
id ANPUH-2_b28d81de147b74c3cdd76b759f01d98c
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/274
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus CaicóCiências humanas; Educação; Educação profissional.O presente estudo discute as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas de Ciências Humanas do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Caicó e suas relações com o Currículo Integrado partindo da concepção dos docentes. Prossegue com a análise dos relatos acerca das ações pedagógicas apontadas como mais recorrentes no cotidiano escolar que dependem de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, convergindo para a realização da tarefa de ensinar múltiplas funções dentro e fora da sala de aula e obrigando os docentes a mobilizarem conhecimentos sociais e culturais do currículo para encaminharem sua ação pedagógica. Ação que se faz com interpretação crítica, produção e organização de conhecimentos, identificação e escolha das técnicas e métodos pedagógicos para a socialização da aprendizagem com os sujeitos envolvidos no processo de ensinar/aprender.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilAssis, Sandra MariaMedeiros Neta, Olivia Morais2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/27410.20949/rhhj.v5i10.274Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 87-1091806-399310.20949/rhhj.v5i10reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/274/203Direitos autorais 2017 Sandra Maria Assis, Olivia Morais Medeiros Netahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:02Zoai:rhhj.anpuh.org:article/274Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:02Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
title Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
spellingShingle Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
Assis, Sandra Maria
Ciências humanas; Educação; Educação profissional.
title_short Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
title_full Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
title_fullStr Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
title_full_unstemmed Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
title_sort Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó
author Assis, Sandra Maria
author_facet Assis, Sandra Maria
Medeiros Neta, Olivia Morais
author_role author
author2 Medeiros Neta, Olivia Morais
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Sandra Maria
Medeiros Neta, Olivia Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas; Educação; Educação profissional.
topic Ciências humanas; Educação; Educação profissional.
description O presente estudo discute as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas de Ciências Humanas do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Caicó e suas relações com o Currículo Integrado partindo da concepção dos docentes. Prossegue com a análise dos relatos acerca das ações pedagógicas apontadas como mais recorrentes no cotidiano escolar que dependem de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, convergindo para a realização da tarefa de ensinar múltiplas funções dentro e fora da sala de aula e obrigando os docentes a mobilizarem conhecimentos sociais e culturais do currículo para encaminharem sua ação pedagógica. Ação que se faz com interpretação crítica, produção e organização de conhecimentos, identificação e escolha das técnicas e métodos pedagógicos para a socialização da aprendizagem com os sujeitos envolvidos no processo de ensinar/aprender.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/274
10.20949/rhhj.v5i10.274
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/274
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i10.274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/274/203
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Sandra Maria Assis, Olivia Morais Medeiros Neta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Sandra Maria Assis, Olivia Morais Medeiros Neta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 87-109
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i10
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289688932352