Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93 |
Resumo: | Pretende-se, com este artigo, refletir sobre as transformações que ocorreram no nível do ensino da História em Portugal durante o curto mas complexo período anterior ou subsequente à revolução do 25 de abril de 1974. Que inovações foram sendo introduzidas nos programas? Quais as características dos manuais e de outros recursos então produzidos para o apoio aos alunos? Que métodos pedagógicos são prescritos aos professores? Concentrar-nos-emos no nível de ensino que parece ter sido mais marcado pelo espírito renovador, o Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, correspondente aos atuais 5º e 6º anos de escolaridade. Utilizaremos como fontes um conjunto de documentos legais, designadamente programas, para além de manuais escolares e outros recursos educativos que então circularam entre o ministério e os professores. |
id |
ANPUH-2_b3506fd6b0ea9a14db4ddc2f13410dc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/93 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)Pretende-se, com este artigo, refletir sobre as transformações que ocorreram no nível do ensino da História em Portugal durante o curto mas complexo período anterior ou subsequente à revolução do 25 de abril de 1974. Que inovações foram sendo introduzidas nos programas? Quais as características dos manuais e de outros recursos então produzidos para o apoio aos alunos? Que métodos pedagógicos são prescritos aos professores? Concentrar-nos-emos no nível de ensino que parece ter sido mais marcado pelo espírito renovador, o Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, correspondente aos atuais 5º e 6º anos de escolaridade. Utilizaremos como fontes um conjunto de documentos legais, designadamente programas, para além de manuais escolares e outros recursos educativos que então circularam entre o ministério e os professores.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9310.20949/rhhj.v2i4.93Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-1481806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93/74Copyright (c) 2017 Raquel Pereira Henriques, Joaquim António de Sousa Pintassilgoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Henriques, RaquelAntónio de Sousa Pintassilgo, Joaquim2023-06-02T14:57:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/93Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:57:32Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
spellingShingle |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) Pereira Henriques, Raquel |
title_short |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title_full |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title_fullStr |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title_full_unstemmed |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title_sort |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
author |
Pereira Henriques, Raquel |
author_facet |
Pereira Henriques, Raquel António de Sousa Pintassilgo, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
António de Sousa Pintassilgo, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Henriques, Raquel António de Sousa Pintassilgo, Joaquim |
description |
Pretende-se, com este artigo, refletir sobre as transformações que ocorreram no nível do ensino da História em Portugal durante o curto mas complexo período anterior ou subsequente à revolução do 25 de abril de 1974. Que inovações foram sendo introduzidas nos programas? Quais as características dos manuais e de outros recursos então produzidos para o apoio aos alunos? Que métodos pedagógicos são prescritos aos professores? Concentrar-nos-emos no nível de ensino que parece ter sido mais marcado pelo espírito renovador, o Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, correspondente aos atuais 5º e 6º anos de escolaridade. Utilizaremos como fontes um conjunto de documentos legais, designadamente programas, para além de manuais escolares e outros recursos educativos que então circularam entre o ministério e os professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93 10.20949/rhhj.v2i4.93 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i4.93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93/74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raquel Pereira Henriques, Joaquim António de Sousa Pintassilgo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raquel Pereira Henriques, Joaquim António de Sousa Pintassilgo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148 Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148 Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287235264512 |