Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Henriques, Raquel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: António de Sousa Pintassilgo, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93
Resumo: Pretende-se, com este artigo, refletir sobre as transformações que ocorreram no nível do ensino da História em Portugal durante o curto mas complexo período anterior ou subsequente à revolução do 25 de abril de 1974. Que inovações foram sendo introduzidas nos programas? Quais as características dos manuais e de outros recursos então produzidos para o apoio aos alunos? Que métodos pedagógicos são prescritos aos professores? Concentrar-nos-emos no nível de ensino que parece ter sido mais marcado pelo espírito renovador, o Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, correspondente aos atuais 5º e 6º anos de escolaridade. Utilizaremos como fontes um conjunto de documentos legais, designadamente programas, para além de manuais escolares e outros recursos educativos que então circularam entre o ministério e os professores.
id ANPUH-2_b3506fd6b0ea9a14db4ddc2f13410dc4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/93
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)Pretende-se, com este artigo, refletir sobre as transformações que ocorreram no nível do ensino da História em Portugal durante o curto mas complexo período anterior ou subsequente à revolução do 25 de abril de 1974. Que inovações foram sendo introduzidas nos programas? Quais as características dos manuais e de outros recursos então produzidos para o apoio aos alunos? Que métodos pedagógicos são prescritos aos professores? Concentrar-nos-emos no nível de ensino que parece ter sido mais marcado pelo espírito renovador, o Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, correspondente aos atuais 5º e 6º anos de escolaridade. Utilizaremos como fontes um conjunto de documentos legais, designadamente programas, para além de manuais escolares e outros recursos educativos que então circularam entre o ministério e os professores.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9310.20949/rhhj.v2i4.93Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-1481806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93/74Copyright (c) 2017 Raquel Pereira Henriques, Joaquim António de Sousa Pintassilgoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Henriques, RaquelAntónio de Sousa Pintassilgo, Joaquim2023-06-02T14:57:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/93Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:57:32Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
title Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
spellingShingle Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
Pereira Henriques, Raquel
title_short Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
title_full Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
title_fullStr Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
title_full_unstemmed Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
title_sort Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
author Pereira Henriques, Raquel
author_facet Pereira Henriques, Raquel
António de Sousa Pintassilgo, Joaquim
author_role author
author2 António de Sousa Pintassilgo, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Henriques, Raquel
António de Sousa Pintassilgo, Joaquim
description Pretende-se, com este artigo, refletir sobre as transformações que ocorreram no nível do ensino da História em Portugal durante o curto mas complexo período anterior ou subsequente à revolução do 25 de abril de 1974. Que inovações foram sendo introduzidas nos programas? Quais as características dos manuais e de outros recursos então produzidos para o apoio aos alunos? Que métodos pedagógicos são prescritos aos professores? Concentrar-nos-emos no nível de ensino que parece ter sido mais marcado pelo espírito renovador, o Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, correspondente aos atuais 5º e 6º anos de escolaridade. Utilizaremos como fontes um conjunto de documentos legais, designadamente programas, para além de manuais escolares e outros recursos educativos que então circularam entre o ministério e os professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93
10.20949/rhhj.v2i4.93
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v2i4.93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/93/74
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raquel Pereira Henriques, Joaquim António de Sousa Pintassilgo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raquel Pereira Henriques, Joaquim António de Sousa Pintassilgo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 2 No. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148
Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148
Revista História Hoje; v. 2 n. 4 (2013): Julho-Dezembro; 125-148
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287235264512