Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/23117 |
Resumo: | UID/HIS/04209/2013 |
id |
RCAP_a6b127a5b107c712637019d7a9815f64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/23117 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)UID/HIS/04209/2013Pretende-se, com este artigo, refletir sobre as transformações que ocorreram no nível do ensino da História em Portugal durante o curto mas complexo período anterior ou subsequente à revolução do 25 de abril de 1974. Que inovações foram sendo introduzidas nos programas? Quais as características dos manuais e de outros recursos então produzidos para o apoio aos alunos? Que métodos pedagógicos são prescritos aos professores? Concentrar-nos-emos no nível de ensino que parece ter sido mais marcado pelo espírito renovador, o Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, correspondente aos atuais 5º e 6º anos de escolaridade. Utilizaremos como fontes um conjunto de documentos legais, designadamente programas, para além de manuais escolares e outros recursos educativos que então circularam entre o ministério e os professores.Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNHenriques, RaquelPintassilgo, Joaquim António de Sousa2017-09-07T22:04:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article23application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/23117por1806-3993PURE: 3096776https://doi.org/10.20949/rhhj.v2i4.93info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:11:13Zoai:run.unl.pt:10362/23117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:39.588972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
spellingShingle |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) Henriques, Raquel |
title_short |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title_full |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title_fullStr |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title_full_unstemmed |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
title_sort |
Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) |
author |
Henriques, Raquel |
author_facet |
Henriques, Raquel Pintassilgo, Joaquim António de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Pintassilgo, Joaquim António de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de História Contemporânea (IHC) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Raquel Pintassilgo, Joaquim António de Sousa |
description |
UID/HIS/04209/2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2017-09-07T22:04:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/23117 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/23117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1806-3993 PURE: 3096776 https://doi.org/10.20949/rhhj.v2i4.93 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137903742287872 |