Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues de Almeida, Fabiana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149
Resumo: O artigo consiste em um relato de experiência docente, cujos enfrentamentos didáticos, tão comuns ao universo daqueles que se dedicam à educação, são (re)inventados no encontro entre uma proposta curricular singular para o ensino de História e as dinâmicas próprias de uma sala de aula. A educação para a “sensibilidade histórica”, tal como nos propõe Marc Bloch, torna-se o fio condutor capaz de conferir ao docente outra forma de olhar para a aprendizagem de seus estudantes e, a partir dessas demandas, construir repertórios didáticos significativos. Nesse ínterim, podem-se perceber as escolhas e estratégias adotadas por uma professora que se coloca em movimento.
id ANPUH-2_baed2eebbec78b2620b0a822cbc37fb6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/149
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimentoO artigo consiste em um relato de experiência docente, cujos enfrentamentos didáticos, tão comuns ao universo daqueles que se dedicam à educação, são (re)inventados no encontro entre uma proposta curricular singular para o ensino de História e as dinâmicas próprias de uma sala de aula. A educação para a “sensibilidade histórica”, tal como nos propõe Marc Bloch, torna-se o fio condutor capaz de conferir ao docente outra forma de olhar para a aprendizagem de seus estudantes e, a partir dessas demandas, construir repertórios didáticos significativos. Nesse ínterim, podem-se perceber as escolhas e estratégias adotadas por uma professora que se coloca em movimento.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2015-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/14910.20949/rhhj.v3i6.149Revista História Hoje; Vol. 3 No. 6 (2014): Julho-Dezembro; 325 - 339Revista História Hoje; Vol. 3 Núm. 6 (2014): Julho-Dezembro; 325 - 339Revista História Hoje; v. 3 n. 6 (2014): Julho-Dezembro; 325 - 3391806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149/118Copyright (c) 2017 Fabiana Rodrigues de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Almeida, Fabiana2023-06-02T14:57:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/149Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:57:17Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
title Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
spellingShingle Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
Rodrigues de Almeida, Fabiana
title_short Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
title_full Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
title_fullStr Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
title_full_unstemmed Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
title_sort Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
author Rodrigues de Almeida, Fabiana
author_facet Rodrigues de Almeida, Fabiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues de Almeida, Fabiana
description O artigo consiste em um relato de experiência docente, cujos enfrentamentos didáticos, tão comuns ao universo daqueles que se dedicam à educação, são (re)inventados no encontro entre uma proposta curricular singular para o ensino de História e as dinâmicas próprias de uma sala de aula. A educação para a “sensibilidade histórica”, tal como nos propõe Marc Bloch, torna-se o fio condutor capaz de conferir ao docente outra forma de olhar para a aprendizagem de seus estudantes e, a partir dessas demandas, construir repertórios didáticos significativos. Nesse ínterim, podem-se perceber as escolhas e estratégias adotadas por uma professora que se coloca em movimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149
10.20949/rhhj.v3i6.149
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v3i6.149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/149/118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Fabiana Rodrigues de Almeida
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Fabiana Rodrigues de Almeida
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 3 No. 6 (2014): Julho-Dezembro; 325 - 339
Revista História Hoje; Vol. 3 Núm. 6 (2014): Julho-Dezembro; 325 - 339
Revista História Hoje; v. 3 n. 6 (2014): Julho-Dezembro; 325 - 339
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287262527488