O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomson, Ana Beatriz Accorsi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453
Resumo: Neste artigo, pretendemos realizar algumas reflexões sobra a importância da leitura no ensino de história, percebendo o conceito de aprendizagem histórica a partir das propostas de Jorn Rüsen. Em um primeiro momento, foi realizada uma reflexão acerca da leitura entre os jovens e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, considerando o contexto educacional brasileiro, analisamos um programa público de distribuição de livros às escolas, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Verificamos os objetivos e a historicidade do programa, suas potencialidades e fragilidades. Também realizamos uma análise do contexto político atual envolvendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem descontinuado o PNBE das políticas públicas brasileiras.
id ANPUH-2_bbd263df06d0e379b2c62e92444d853c
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/453
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atualleitura; ensino de história; PNBENeste artigo, pretendemos realizar algumas reflexões sobra a importância da leitura no ensino de história, percebendo o conceito de aprendizagem histórica a partir das propostas de Jorn Rüsen. Em um primeiro momento, foi realizada uma reflexão acerca da leitura entre os jovens e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, considerando o contexto educacional brasileiro, analisamos um programa público de distribuição de livros às escolas, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Verificamos os objetivos e a historicidade do programa, suas potencialidades e fragilidades. Também realizamos uma análise do contexto político atual envolvendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem descontinuado o PNBE das políticas públicas brasileiras.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilThomson, Ana Beatriz Accorsi2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/45310.20949/rhhj.v7i14.453Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 285-3071806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453/290Direitos autorais 2019 Ana Beatriz Accorsi Thomsonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/453Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
title O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
spellingShingle O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
Thomson, Ana Beatriz Accorsi
leitura; ensino de história; PNBE
title_short O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
title_full O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
title_fullStr O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
title_full_unstemmed O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
title_sort O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
author Thomson, Ana Beatriz Accorsi
author_facet Thomson, Ana Beatriz Accorsi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomson, Ana Beatriz Accorsi
dc.subject.por.fl_str_mv leitura; ensino de história; PNBE
topic leitura; ensino de história; PNBE
description Neste artigo, pretendemos realizar algumas reflexões sobra a importância da leitura no ensino de história, percebendo o conceito de aprendizagem histórica a partir das propostas de Jorn Rüsen. Em um primeiro momento, foi realizada uma reflexão acerca da leitura entre os jovens e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, considerando o contexto educacional brasileiro, analisamos um programa público de distribuição de livros às escolas, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Verificamos os objetivos e a historicidade do programa, suas potencialidades e fragilidades. Também realizamos uma análise do contexto político atual envolvendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem descontinuado o PNBE das políticas públicas brasileiras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453
10.20949/rhhj.v7i14.453
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v7i14.453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453/290
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Ana Beatriz Accorsi Thomson
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Ana Beatriz Accorsi Thomson
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 285-307
1806-3993
10.20949/rhhj.v7i14
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288579538944