O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos realizar algumas reflexões sobra a importância da leitura no ensino de história, percebendo o conceito de aprendizagem histórica a partir das propostas de Jorn Rüsen. Em um primeiro momento, foi realizada uma reflexão acerca da leitura entre os jovens e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, considerando o contexto educacional brasileiro, analisamos um programa público de distribuição de livros às escolas, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Verificamos os objetivos e a historicidade do programa, suas potencialidades e fragilidades. Também realizamos uma análise do contexto político atual envolvendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem descontinuado o PNBE das políticas públicas brasileiras. |
id |
ANPUH-2_bbd263df06d0e379b2c62e92444d853c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/453 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atualleitura; ensino de história; PNBENeste artigo, pretendemos realizar algumas reflexões sobra a importância da leitura no ensino de história, percebendo o conceito de aprendizagem histórica a partir das propostas de Jorn Rüsen. Em um primeiro momento, foi realizada uma reflexão acerca da leitura entre os jovens e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, considerando o contexto educacional brasileiro, analisamos um programa público de distribuição de livros às escolas, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Verificamos os objetivos e a historicidade do programa, suas potencialidades e fragilidades. Também realizamos uma análise do contexto político atual envolvendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem descontinuado o PNBE das políticas públicas brasileiras.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilThomson, Ana Beatriz Accorsi2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/45310.20949/rhhj.v7i14.453Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 285-3071806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453/290Direitos autorais 2019 Ana Beatriz Accorsi Thomsonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/453Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual |
title |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual |
spellingShingle |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual Thomson, Ana Beatriz Accorsi leitura; ensino de história; PNBE |
title_short |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual |
title_full |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual |
title_fullStr |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual |
title_full_unstemmed |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual |
title_sort |
O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual |
author |
Thomson, Ana Beatriz Accorsi |
author_facet |
Thomson, Ana Beatriz Accorsi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomson, Ana Beatriz Accorsi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura; ensino de história; PNBE |
topic |
leitura; ensino de história; PNBE |
description |
Neste artigo, pretendemos realizar algumas reflexões sobra a importância da leitura no ensino de história, percebendo o conceito de aprendizagem histórica a partir das propostas de Jorn Rüsen. Em um primeiro momento, foi realizada uma reflexão acerca da leitura entre os jovens e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, considerando o contexto educacional brasileiro, analisamos um programa público de distribuição de livros às escolas, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Verificamos os objetivos e a historicidade do programa, suas potencialidades e fragilidades. Também realizamos uma análise do contexto político atual envolvendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem descontinuado o PNBE das políticas públicas brasileiras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453 10.20949/rhhj.v7i14.453 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v7i14.453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/453/290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ana Beatriz Accorsi Thomson http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ana Beatriz Accorsi Thomson http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 285-307 1806-3993 10.20949/rhhj.v7i14 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288579538944 |