Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franciscati, Jéssica de Barros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Célia Regina Delácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9532
Resumo: Este estudo busca representar por meio da obra Por Parte de Pai, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), selecionadas pelo PNBE, a relação entre avós e netos que mesmo em diferentes faixas etárias conseguem promover elos igualitários, estabelecendo uma coeducação de gerações. Pretende evidenciar como os personagens idosos/avós têm exercido o papel de mediadores de leitura em relação ao seu neto, e também, elucidar como acontece esta partilha entre velhos e crianças. Busca ainda, demonstrar em que medida a narrativa selecionada recupera a voz de pequenos e anciões embasando como acontece esta partilha de saber, sem desconsiderar, contudo, as diferenças existentes na infância e na velhice.Palavras-chave: Mediação de leitura. Coeducação. PNBE. Coeducation of Generations: representation of grandparents as mediators in the reading in the work “Por Parte do Pai”ABSTRACTThis study seeks to represent the relationship between grandparents and grandchildren who, even in diff erent age groups, are able to promote egalitarian links by establishing a coeducation of generations through Bartolomeu Campos Queirós’s Por Parte do Pai (Bartolomeu Campos Queirós, 2011). It aims to show how the elderly / grandparent characters have played the role of reading mediators in relation to their grandchildren, and also to elucidate how this sharing between old people and children. It also seeks to demonstrate the extent to which the selected narrative recovers the voice of old people and children based on this sharing of knowledge, without disregarding, however, the diff erences existing in childhood and old age.Keywords: Reading mediation. Co-education. PNBE. Coeducación de Generaciones: representación de abuelos mediadores de lectura en la obra “Por parte del Padre”RESUMENEste estudio busca representar por medio de la obra Por parte del Padre, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), seleccionadas por el PNBE, la relación entre abuelos y nietos que mismo en diferentes franjas etarias consiguen promover nudos igualitarios estableciendo una coeducación de generaciones. Se pretende, evidenciar cómo los personajes ancianos / abuelos han ejercido el papel de mediadores de lectura en relación a su nieto, y también, elucidar como sucede este reparto entre viejos y niños. También busca demostrar en qué medida la narrativa seleccionada recupera la voz de viejos y niños basándose como sucede este reparto de saber, sin desconsiderar, sin embargo, las diferencias existentes en la infancia y en la vejez.Palabras clave: Mediación de lectura. Coeducación. PNBE.
id UFMA-3_c7d35cdb5ff53d23e7bc78409baf6592
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9532
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”Mediação de leitura. Coeducação. PNBE.Este estudo busca representar por meio da obra Por Parte de Pai, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), selecionadas pelo PNBE, a relação entre avós e netos que mesmo em diferentes faixas etárias conseguem promover elos igualitários, estabelecendo uma coeducação de gerações. Pretende evidenciar como os personagens idosos/avós têm exercido o papel de mediadores de leitura em relação ao seu neto, e também, elucidar como acontece esta partilha entre velhos e crianças. Busca ainda, demonstrar em que medida a narrativa selecionada recupera a voz de pequenos e anciões embasando como acontece esta partilha de saber, sem desconsiderar, contudo, as diferenças existentes na infância e na velhice.Palavras-chave: Mediação de leitura. Coeducação. PNBE. Coeducation of Generations: representation of grandparents as mediators in the reading in the work “Por Parte do Pai”ABSTRACTThis study seeks to represent the relationship between grandparents and grandchildren who, even in diff erent age groups, are able to promote egalitarian links by establishing a coeducation of generations through Bartolomeu Campos Queirós’s Por Parte do Pai (Bartolomeu Campos Queirós, 2011). It aims to show how the elderly / grandparent characters have played the role of reading mediators in relation to their grandchildren, and also to elucidate how this sharing between old people and children. It also seeks to demonstrate the extent to which the selected narrative recovers the voice of old people and children based on this sharing of knowledge, without disregarding, however, the diff erences existing in childhood and old age.Keywords: Reading mediation. Co-education. PNBE. Coeducación de Generaciones: representación de abuelos mediadores de lectura en la obra “Por parte del Padre”RESUMENEste estudio busca representar por medio de la obra Por parte del Padre, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), seleccionadas por el PNBE, la relación entre abuelos y nietos que mismo en diferentes franjas etarias consiguen promover nudos igualitarios estableciendo una coeducación de generaciones. Se pretende, evidenciar cómo los personajes ancianos / abuelos han ejercido el papel de mediadores de lectura en relación a su nieto, y también, elucidar como sucede este reparto entre viejos y niños. También busca demostrar en qué medida la narrativa seleccionada recupera la voz de viejos y niños basándose como sucede este reparto de saber, sin desconsiderar, sin embargo, las diferencias existentes en la infancia y en la vejez.Palabras clave: Mediación de lectura. Coeducación. PNBE.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953210.18764/2358-4319.v11n2p127-150Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.127-1502358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9532/5555Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranciscati, Jéssica de BarrosFernandes, Célia Regina Delácio2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9532Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
title Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
spellingShingle Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
Franciscati, Jéssica de Barros
Mediação de leitura. Coeducação. PNBE.
title_short Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
title_full Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
title_fullStr Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
title_full_unstemmed Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
title_sort Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
author Franciscati, Jéssica de Barros
author_facet Franciscati, Jéssica de Barros
Fernandes, Célia Regina Delácio
author_role author
author2 Fernandes, Célia Regina Delácio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franciscati, Jéssica de Barros
Fernandes, Célia Regina Delácio
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação de leitura. Coeducação. PNBE.
topic Mediação de leitura. Coeducação. PNBE.
description Este estudo busca representar por meio da obra Por Parte de Pai, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), selecionadas pelo PNBE, a relação entre avós e netos que mesmo em diferentes faixas etárias conseguem promover elos igualitários, estabelecendo uma coeducação de gerações. Pretende evidenciar como os personagens idosos/avós têm exercido o papel de mediadores de leitura em relação ao seu neto, e também, elucidar como acontece esta partilha entre velhos e crianças. Busca ainda, demonstrar em que medida a narrativa selecionada recupera a voz de pequenos e anciões embasando como acontece esta partilha de saber, sem desconsiderar, contudo, as diferenças existentes na infância e na velhice.Palavras-chave: Mediação de leitura. Coeducação. PNBE. Coeducation of Generations: representation of grandparents as mediators in the reading in the work “Por Parte do Pai”ABSTRACTThis study seeks to represent the relationship between grandparents and grandchildren who, even in diff erent age groups, are able to promote egalitarian links by establishing a coeducation of generations through Bartolomeu Campos Queirós’s Por Parte do Pai (Bartolomeu Campos Queirós, 2011). It aims to show how the elderly / grandparent characters have played the role of reading mediators in relation to their grandchildren, and also to elucidate how this sharing between old people and children. It also seeks to demonstrate the extent to which the selected narrative recovers the voice of old people and children based on this sharing of knowledge, without disregarding, however, the diff erences existing in childhood and old age.Keywords: Reading mediation. Co-education. PNBE. Coeducación de Generaciones: representación de abuelos mediadores de lectura en la obra “Por parte del Padre”RESUMENEste estudio busca representar por medio de la obra Por parte del Padre, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), seleccionadas por el PNBE, la relación entre abuelos y nietos que mismo en diferentes franjas etarias consiguen promover nudos igualitarios estableciendo una coeducación de generaciones. Se pretende, evidenciar cómo los personajes ancianos / abuelos han ejercido el papel de mediadores de lectura en relación a su nieto, y también, elucidar como sucede este reparto entre viejos y niños. También busca demostrar en qué medida la narrativa seleccionada recupera la voz de viejos y niños basándose como sucede este reparto de saber, sin desconsiderar, sin embargo, las diferencias existentes en la infancia y en la vejez.Palabras clave: Mediación de lectura. Coeducación. PNBE.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9532
10.18764/2358-4319.v11n2p127-150
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9532
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v11n2p127-150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9532/5555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.127-150
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320702976000