E-Storia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maynard, Dilton
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9
Resumo: A História hoje navega nos mares das novas tecnologias da informação.Apesar dos muitos críticos, é impossível negar a inserção destes novos recursos na produção do conhecimento histórico. Desse modo, considerando os objetivos da nossa publicação, concebida como mais um suporte ao professor, resolvemos encarar o desafio de oferecer a cada edição algumas sugestões sobre novas tecnologias aos navegantes. Nosso alvo são principalmente aqueles menos íntimos, aqueles que podem achar muito difícil se adaptar ao mundo em redes e mudanças contínuas. A ideia aqui não é apresentar uma simples listagem de endereços eletrônicos, mas oferecer exemplos de ambientes que propiciem experiências pedagógicas inovadoras e que, em sua maioria, aliam um traço lúdico às atividades pedagógicas. Todavia, teremos sempre o cuidado de indicar diferentes caminhos possíveis. Poderemos apenas apontar um programa, aplicativo ou coisa do tipo, tendo o cuidado de explicar o seu potencial em sala de aula. Apresentaremos sítios resultantes de iniciativas isoladas, de professores ou memorialistas,páginas sem apoio financeiro e recursos sofisticados, mas também sítioseletrônicos construídos com amparo de órgãos de fomento e resultantes do empenho de equipes de profissionais, nem sempre todos eles da História. O ponto em comum será a capacidade que cada uma das experiências selecionadas terá de disponibilizar um olhar inovador no ensino de História.
id ANPUH-2_bc7a4a1c6ad02091ae03fcab6f2e20c5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling E-StoriaA História hoje navega nos mares das novas tecnologias da informação.Apesar dos muitos críticos, é impossível negar a inserção destes novos recursos na produção do conhecimento histórico. Desse modo, considerando os objetivos da nossa publicação, concebida como mais um suporte ao professor, resolvemos encarar o desafio de oferecer a cada edição algumas sugestões sobre novas tecnologias aos navegantes. Nosso alvo são principalmente aqueles menos íntimos, aqueles que podem achar muito difícil se adaptar ao mundo em redes e mudanças contínuas. A ideia aqui não é apresentar uma simples listagem de endereços eletrônicos, mas oferecer exemplos de ambientes que propiciem experiências pedagógicas inovadoras e que, em sua maioria, aliam um traço lúdico às atividades pedagógicas. Todavia, teremos sempre o cuidado de indicar diferentes caminhos possíveis. Poderemos apenas apontar um programa, aplicativo ou coisa do tipo, tendo o cuidado de explicar o seu potencial em sala de aula. Apresentaremos sítios resultantes de iniciativas isoladas, de professores ou memorialistas,páginas sem apoio financeiro e recursos sofisticados, mas também sítioseletrônicos construídos com amparo de órgãos de fomento e resultantes do empenho de equipes de profissionais, nem sempre todos eles da História. O ponto em comum será a capacidade que cada uma das experiências selecionadas terá de disponibilizar um olhar inovador no ensino de História.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2017-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/910.20949/rhhj.v1i1.9Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-3111806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9/13Copyright (c) 2017 Dilton Maynard, Marcos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaynard, DiltonSilva, Marcos2023-06-02T14:55:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:55:54Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv E-Storia
title E-Storia
spellingShingle E-Storia
Maynard, Dilton
title_short E-Storia
title_full E-Storia
title_fullStr E-Storia
title_full_unstemmed E-Storia
title_sort E-Storia
author Maynard, Dilton
author_facet Maynard, Dilton
Silva, Marcos
author_role author
author2 Silva, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maynard, Dilton
Silva, Marcos
description A História hoje navega nos mares das novas tecnologias da informação.Apesar dos muitos críticos, é impossível negar a inserção destes novos recursos na produção do conhecimento histórico. Desse modo, considerando os objetivos da nossa publicação, concebida como mais um suporte ao professor, resolvemos encarar o desafio de oferecer a cada edição algumas sugestões sobre novas tecnologias aos navegantes. Nosso alvo são principalmente aqueles menos íntimos, aqueles que podem achar muito difícil se adaptar ao mundo em redes e mudanças contínuas. A ideia aqui não é apresentar uma simples listagem de endereços eletrônicos, mas oferecer exemplos de ambientes que propiciem experiências pedagógicas inovadoras e que, em sua maioria, aliam um traço lúdico às atividades pedagógicas. Todavia, teremos sempre o cuidado de indicar diferentes caminhos possíveis. Poderemos apenas apontar um programa, aplicativo ou coisa do tipo, tendo o cuidado de explicar o seu potencial em sala de aula. Apresentaremos sítios resultantes de iniciativas isoladas, de professores ou memorialistas,páginas sem apoio financeiro e recursos sofisticados, mas também sítioseletrônicos construídos com amparo de órgãos de fomento e resultantes do empenho de equipes de profissionais, nem sempre todos eles da História. O ponto em comum será a capacidade que cada uma das experiências selecionadas terá de disponibilizar um olhar inovador no ensino de História.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9
10.20949/rhhj.v1i1.9
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v1i1.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9/13
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Dilton Maynard, Marcos Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Dilton Maynard, Marcos Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311
Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311
Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287174447104