E-Storia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9 |
Resumo: | A História hoje navega nos mares das novas tecnologias da informação.Apesar dos muitos críticos, é impossível negar a inserção destes novos recursos na produção do conhecimento histórico. Desse modo, considerando os objetivos da nossa publicação, concebida como mais um suporte ao professor, resolvemos encarar o desafio de oferecer a cada edição algumas sugestões sobre novas tecnologias aos navegantes. Nosso alvo são principalmente aqueles menos íntimos, aqueles que podem achar muito difícil se adaptar ao mundo em redes e mudanças contínuas. A ideia aqui não é apresentar uma simples listagem de endereços eletrônicos, mas oferecer exemplos de ambientes que propiciem experiências pedagógicas inovadoras e que, em sua maioria, aliam um traço lúdico às atividades pedagógicas. Todavia, teremos sempre o cuidado de indicar diferentes caminhos possíveis. Poderemos apenas apontar um programa, aplicativo ou coisa do tipo, tendo o cuidado de explicar o seu potencial em sala de aula. Apresentaremos sítios resultantes de iniciativas isoladas, de professores ou memorialistas,páginas sem apoio financeiro e recursos sofisticados, mas também sítioseletrônicos construídos com amparo de órgãos de fomento e resultantes do empenho de equipes de profissionais, nem sempre todos eles da História. O ponto em comum será a capacidade que cada uma das experiências selecionadas terá de disponibilizar um olhar inovador no ensino de História. |
id |
ANPUH-2_bc7a4a1c6ad02091ae03fcab6f2e20c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
E-StoriaA História hoje navega nos mares das novas tecnologias da informação.Apesar dos muitos críticos, é impossível negar a inserção destes novos recursos na produção do conhecimento histórico. Desse modo, considerando os objetivos da nossa publicação, concebida como mais um suporte ao professor, resolvemos encarar o desafio de oferecer a cada edição algumas sugestões sobre novas tecnologias aos navegantes. Nosso alvo são principalmente aqueles menos íntimos, aqueles que podem achar muito difícil se adaptar ao mundo em redes e mudanças contínuas. A ideia aqui não é apresentar uma simples listagem de endereços eletrônicos, mas oferecer exemplos de ambientes que propiciem experiências pedagógicas inovadoras e que, em sua maioria, aliam um traço lúdico às atividades pedagógicas. Todavia, teremos sempre o cuidado de indicar diferentes caminhos possíveis. Poderemos apenas apontar um programa, aplicativo ou coisa do tipo, tendo o cuidado de explicar o seu potencial em sala de aula. Apresentaremos sítios resultantes de iniciativas isoladas, de professores ou memorialistas,páginas sem apoio financeiro e recursos sofisticados, mas também sítioseletrônicos construídos com amparo de órgãos de fomento e resultantes do empenho de equipes de profissionais, nem sempre todos eles da História. O ponto em comum será a capacidade que cada uma das experiências selecionadas terá de disponibilizar um olhar inovador no ensino de História.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2017-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/910.20949/rhhj.v1i1.9Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-3111806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9/13Copyright (c) 2017 Dilton Maynard, Marcos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaynard, DiltonSilva, Marcos2023-06-02T14:55:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:55:54Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-Storia |
title |
E-Storia |
spellingShingle |
E-Storia Maynard, Dilton |
title_short |
E-Storia |
title_full |
E-Storia |
title_fullStr |
E-Storia |
title_full_unstemmed |
E-Storia |
title_sort |
E-Storia |
author |
Maynard, Dilton |
author_facet |
Maynard, Dilton Silva, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maynard, Dilton Silva, Marcos |
description |
A História hoje navega nos mares das novas tecnologias da informação.Apesar dos muitos críticos, é impossível negar a inserção destes novos recursos na produção do conhecimento histórico. Desse modo, considerando os objetivos da nossa publicação, concebida como mais um suporte ao professor, resolvemos encarar o desafio de oferecer a cada edição algumas sugestões sobre novas tecnologias aos navegantes. Nosso alvo são principalmente aqueles menos íntimos, aqueles que podem achar muito difícil se adaptar ao mundo em redes e mudanças contínuas. A ideia aqui não é apresentar uma simples listagem de endereços eletrônicos, mas oferecer exemplos de ambientes que propiciem experiências pedagógicas inovadoras e que, em sua maioria, aliam um traço lúdico às atividades pedagógicas. Todavia, teremos sempre o cuidado de indicar diferentes caminhos possíveis. Poderemos apenas apontar um programa, aplicativo ou coisa do tipo, tendo o cuidado de explicar o seu potencial em sala de aula. Apresentaremos sítios resultantes de iniciativas isoladas, de professores ou memorialistas,páginas sem apoio financeiro e recursos sofisticados, mas também sítioseletrônicos construídos com amparo de órgãos de fomento e resultantes do empenho de equipes de profissionais, nem sempre todos eles da História. O ponto em comum será a capacidade que cada uma das experiências selecionadas terá de disponibilizar um olhar inovador no ensino de História. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9 10.20949/rhhj.v1i1.9 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v1i1.9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/9/13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Dilton Maynard, Marcos Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Dilton Maynard, Marcos Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 1 No. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311 Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311 Revista História Hoje; v. 1 n. 1 (2012): Janeiro-Junho; 307-311 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287174447104 |