História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luciana Conceição de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739
Resumo: Os principais debates contemporâneosno campo do ensino de História instigamàs conexões significativas entre presentee passado, a fim de proporcionar experiênciasdialógicas e construtivas das pesquisashistoriográficas aplicadas ao ensinode História. Diante dessa constatação,o presente artigo tem por objetivo empreenderuma discussão sobre a importânciada trajetória da pesquisa sócio--histórica quilombola da localidade doCabula, na cidade do Salvador, Bahia, eseus resultados para o desenvolvimentode um museu virtual em 3D, bem comodemonstrar as potencialidades da suaaplicação no ensino de História. Para tal,utilizamos como embasamento teórico omovimento da história pública em umaabordagem socioconstrutivista, que propõeuma compreensão e conscientizaçãohistórica a partir da resolução de problemasde natureza aplicada.
id ANPUH-2_be6b4cc10857760456eb64b75050251f
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/739
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de HistóriaHistória; Ensino de História e Tecnologia educacionalOs principais debates contemporâneosno campo do ensino de História instigamàs conexões significativas entre presentee passado, a fim de proporcionar experiênciasdialógicas e construtivas das pesquisashistoriográficas aplicadas ao ensinode História. Diante dessa constatação,o presente artigo tem por objetivo empreenderuma discussão sobre a importânciada trajetória da pesquisa sócio--histórica quilombola da localidade doCabula, na cidade do Salvador, Bahia, eseus resultados para o desenvolvimentode um museu virtual em 3D, bem comodemonstrar as potencialidades da suaaplicação no ensino de História. Para tal,utilizamos como embasamento teórico omovimento da história pública em umaabordagem socioconstrutivista, que propõeuma compreensão e conscientizaçãohistórica a partir da resolução de problemasde natureza aplicada.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMartins, Luciana Conceição de AlmeidaMatta, Alfredo Eurico Rodrigues2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73910.20949/rhhj.v10i19.739Revista História Hoje; v. 10, n. 19 (2021): Janeiro-Junho; 161-1791806-399310.20949/rhhj.v10i19reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739/389Direitos autorais 2021 Luciana Conceição de Almeida Martins, Alfredo Eurico Rodrigues Mattahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-31T20:56:34Zoai:rhhj.anpuh.org:article/739Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-05-31T20:56:34Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
title História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
spellingShingle História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
Martins, Luciana Conceição de Almeida
História; Ensino de História e Tecnologia educacional
title_short História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
title_full História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
title_fullStr História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
title_full_unstemmed História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
title_sort História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
author Martins, Luciana Conceição de Almeida
author_facet Martins, Luciana Conceição de Almeida
Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
author_role author
author2 Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luciana Conceição de Almeida
Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de História e Tecnologia educacional
topic História; Ensino de História e Tecnologia educacional
description Os principais debates contemporâneosno campo do ensino de História instigamàs conexões significativas entre presentee passado, a fim de proporcionar experiênciasdialógicas e construtivas das pesquisashistoriográficas aplicadas ao ensinode História. Diante dessa constatação,o presente artigo tem por objetivo empreenderuma discussão sobre a importânciada trajetória da pesquisa sócio--histórica quilombola da localidade doCabula, na cidade do Salvador, Bahia, eseus resultados para o desenvolvimentode um museu virtual em 3D, bem comodemonstrar as potencialidades da suaaplicação no ensino de História. Para tal,utilizamos como embasamento teórico omovimento da história pública em umaabordagem socioconstrutivista, que propõeuma compreensão e conscientizaçãohistórica a partir da resolução de problemasde natureza aplicada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739
10.20949/rhhj.v10i19.739
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v10i19.739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739/389
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Luciana Conceição de Almeida Martins, Alfredo Eurico Rodrigues Matta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Luciana Conceição de Almeida Martins, Alfredo Eurico Rodrigues Matta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 10, n. 19 (2021): Janeiro-Junho; 161-179
1806-3993
10.20949/rhhj.v10i19
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289662717952