História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739 |
Resumo: | Os principais debates contemporâneosno campo do ensino de História instigamàs conexões significativas entre presentee passado, a fim de proporcionar experiênciasdialógicas e construtivas das pesquisashistoriográficas aplicadas ao ensinode História. Diante dessa constatação,o presente artigo tem por objetivo empreenderuma discussão sobre a importânciada trajetória da pesquisa sócio--histórica quilombola da localidade doCabula, na cidade do Salvador, Bahia, eseus resultados para o desenvolvimentode um museu virtual em 3D, bem comodemonstrar as potencialidades da suaaplicação no ensino de História. Para tal,utilizamos como embasamento teórico omovimento da história pública em umaabordagem socioconstrutivista, que propõeuma compreensão e conscientizaçãohistórica a partir da resolução de problemasde natureza aplicada. |
id |
ANPUH-2_be6b4cc10857760456eb64b75050251f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/739 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de HistóriaHistória; Ensino de História e Tecnologia educacionalOs principais debates contemporâneosno campo do ensino de História instigamàs conexões significativas entre presentee passado, a fim de proporcionar experiênciasdialógicas e construtivas das pesquisashistoriográficas aplicadas ao ensinode História. Diante dessa constatação,o presente artigo tem por objetivo empreenderuma discussão sobre a importânciada trajetória da pesquisa sócio--histórica quilombola da localidade doCabula, na cidade do Salvador, Bahia, eseus resultados para o desenvolvimentode um museu virtual em 3D, bem comodemonstrar as potencialidades da suaaplicação no ensino de História. Para tal,utilizamos como embasamento teórico omovimento da história pública em umaabordagem socioconstrutivista, que propõeuma compreensão e conscientizaçãohistórica a partir da resolução de problemasde natureza aplicada.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMartins, Luciana Conceição de AlmeidaMatta, Alfredo Eurico Rodrigues2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73910.20949/rhhj.v10i19.739Revista História Hoje; v. 10, n. 19 (2021): Janeiro-Junho; 161-1791806-399310.20949/rhhj.v10i19reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739/389Direitos autorais 2021 Luciana Conceição de Almeida Martins, Alfredo Eurico Rodrigues Mattahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-31T20:56:34Zoai:rhhj.anpuh.org:article/739Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-05-31T20:56:34Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História |
title |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História |
spellingShingle |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História Martins, Luciana Conceição de Almeida História; Ensino de História e Tecnologia educacional |
title_short |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História |
title_full |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História |
title_fullStr |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História |
title_full_unstemmed |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História |
title_sort |
História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História |
author |
Martins, Luciana Conceição de Almeida |
author_facet |
Martins, Luciana Conceição de Almeida Matta, Alfredo Eurico Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Matta, Alfredo Eurico Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Luciana Conceição de Almeida Matta, Alfredo Eurico Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino de História e Tecnologia educacional |
topic |
História; Ensino de História e Tecnologia educacional |
description |
Os principais debates contemporâneosno campo do ensino de História instigamàs conexões significativas entre presentee passado, a fim de proporcionar experiênciasdialógicas e construtivas das pesquisashistoriográficas aplicadas ao ensinode História. Diante dessa constatação,o presente artigo tem por objetivo empreenderuma discussão sobre a importânciada trajetória da pesquisa sócio--histórica quilombola da localidade doCabula, na cidade do Salvador, Bahia, eseus resultados para o desenvolvimentode um museu virtual em 3D, bem comodemonstrar as potencialidades da suaaplicação no ensino de História. Para tal,utilizamos como embasamento teórico omovimento da história pública em umaabordagem socioconstrutivista, que propõeuma compreensão e conscientizaçãohistórica a partir da resolução de problemasde natureza aplicada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739 10.20949/rhhj.v10i19.739 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v10i19.739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/739/389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luciana Conceição de Almeida Martins, Alfredo Eurico Rodrigues Matta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Luciana Conceição de Almeida Martins, Alfredo Eurico Rodrigues Matta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 10, n. 19 (2021): Janeiro-Junho; 161-179 1806-3993 10.20949/rhhj.v10i19 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289662717952 |