“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a interseção entre Ensino de história e Educação Profissional como via significativa para a superação de dualismos educacionais. A partir de estudos da história cultural que evocaram a noção de materialidade, propõe-se uma reflexão que dá ênfase à indissociabilidade entre as condições formais, tecnológicas, materiais e aos sentidos múltiplos elaborados pelos sujeitos históricos que intervêm em tais condições. Nesse sentido, o artigo demonstra como ensino e história, contanto que atentos às materialidades e sensibilidades, constituem dimensões imprescindíveis ao entendimento das lutas entre práticas e representações, formas e reformas que pretendem limitar as possibilidades da educação profissional e a própria possibilidade de transcender tais limitações. |
id |
ANPUH-2_c2df2aff53ab5071e772e8046586ff22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/279 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissionalHistória; Ensino de História; Educação ProfisisonalEste artigo tem por objetivo analisar a interseção entre Ensino de história e Educação Profissional como via significativa para a superação de dualismos educacionais. A partir de estudos da história cultural que evocaram a noção de materialidade, propõe-se uma reflexão que dá ênfase à indissociabilidade entre as condições formais, tecnológicas, materiais e aos sentidos múltiplos elaborados pelos sujeitos históricos que intervêm em tais condições. Nesse sentido, o artigo demonstra como ensino e história, contanto que atentos às materialidades e sensibilidades, constituem dimensões imprescindíveis ao entendimento das lutas entre práticas e representações, formas e reformas que pretendem limitar as possibilidades da educação profissional e a própria possibilidade de transcender tais limitações.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFAPESPirola, André Luiz BisLeite, Juçara Luzia2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/27910.20949/rhhj.v5i10.279Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 08-251806-399310.20949/rhhj.v5i10reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279/198Direitos autorais 2017 André Luiz Bis Pirola, Juçara Luzia Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:02Zoai:rhhj.anpuh.org:article/279Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:02Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional |
title |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional |
spellingShingle |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional Pirola, André Luiz Bis História; Ensino de História; Educação Profisisonal |
title_short |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional |
title_full |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional |
title_fullStr |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional |
title_full_unstemmed |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional |
title_sort |
“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional |
author |
Pirola, André Luiz Bis |
author_facet |
Pirola, André Luiz Bis Leite, Juçara Luzia |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Juçara Luzia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pirola, André Luiz Bis Leite, Juçara Luzia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino de História; Educação Profisisonal |
topic |
História; Ensino de História; Educação Profisisonal |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a interseção entre Ensino de história e Educação Profissional como via significativa para a superação de dualismos educacionais. A partir de estudos da história cultural que evocaram a noção de materialidade, propõe-se uma reflexão que dá ênfase à indissociabilidade entre as condições formais, tecnológicas, materiais e aos sentidos múltiplos elaborados pelos sujeitos históricos que intervêm em tais condições. Nesse sentido, o artigo demonstra como ensino e história, contanto que atentos às materialidades e sensibilidades, constituem dimensões imprescindíveis ao entendimento das lutas entre práticas e representações, formas e reformas que pretendem limitar as possibilidades da educação profissional e a própria possibilidade de transcender tais limitações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279 10.20949/rhhj.v5i10.279 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v5i10.279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279/198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 André Luiz Bis Pirola, Juçara Luzia Leite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 André Luiz Bis Pirola, Juçara Luzia Leite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 08-25 1806-3993 10.20949/rhhj.v5i10 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288160108544 |