“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirola, André Luiz Bis
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leite, Juçara Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a interseção entre Ensino de história e Educação Profissional como via significativa para a superação de dualismos educacionais. A partir de estudos da história cultural que evocaram a noção de materialidade, propõe-se uma reflexão que dá ênfase à indissociabilidade entre as condições formais, tecnológicas, materiais e aos sentidos múltiplos elaborados pelos sujeitos históricos que intervêm em tais condições. Nesse sentido, o artigo demonstra como ensino e história, contanto que atentos às materialidades e sensibilidades, constituem dimensões imprescindíveis ao entendimento das lutas entre práticas e representações, formas e reformas que pretendem limitar as possibilidades da educação profissional e a própria possibilidade de transcender tais limitações.
id ANPUH-2_c2df2aff53ab5071e772e8046586ff22
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/279
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissionalHistória; Ensino de História; Educação ProfisisonalEste artigo tem por objetivo analisar a interseção entre Ensino de história e Educação Profissional como via significativa para a superação de dualismos educacionais. A partir de estudos da história cultural que evocaram a noção de materialidade, propõe-se uma reflexão que dá ênfase à indissociabilidade entre as condições formais, tecnológicas, materiais e aos sentidos múltiplos elaborados pelos sujeitos históricos que intervêm em tais condições. Nesse sentido, o artigo demonstra como ensino e história, contanto que atentos às materialidades e sensibilidades, constituem dimensões imprescindíveis ao entendimento das lutas entre práticas e representações, formas e reformas que pretendem limitar as possibilidades da educação profissional e a própria possibilidade de transcender tais limitações.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFAPESPirola, André Luiz BisLeite, Juçara Luzia2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/27910.20949/rhhj.v5i10.279Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 08-251806-399310.20949/rhhj.v5i10reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279/198Direitos autorais 2017 André Luiz Bis Pirola, Juçara Luzia Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:02Zoai:rhhj.anpuh.org:article/279Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:02Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
title “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
spellingShingle “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
Pirola, André Luiz Bis
História; Ensino de História; Educação Profisisonal
title_short “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
title_full “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
title_fullStr “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
title_full_unstemmed “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
title_sort “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional
author Pirola, André Luiz Bis
author_facet Pirola, André Luiz Bis
Leite, Juçara Luzia
author_role author
author2 Leite, Juçara Luzia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Pirola, André Luiz Bis
Leite, Juçara Luzia
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de História; Educação Profisisonal
topic História; Ensino de História; Educação Profisisonal
description Este artigo tem por objetivo analisar a interseção entre Ensino de história e Educação Profissional como via significativa para a superação de dualismos educacionais. A partir de estudos da história cultural que evocaram a noção de materialidade, propõe-se uma reflexão que dá ênfase à indissociabilidade entre as condições formais, tecnológicas, materiais e aos sentidos múltiplos elaborados pelos sujeitos históricos que intervêm em tais condições. Nesse sentido, o artigo demonstra como ensino e história, contanto que atentos às materialidades e sensibilidades, constituem dimensões imprescindíveis ao entendimento das lutas entre práticas e representações, formas e reformas que pretendem limitar as possibilidades da educação profissional e a própria possibilidade de transcender tais limitações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279
10.20949/rhhj.v5i10.279
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i10.279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/279/198
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 André Luiz Bis Pirola, Juçara Luzia Leite
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 André Luiz Bis Pirola, Juçara Luzia Leite
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 10 (2016): Julho-Dezembro; 08-25
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i10
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288160108544