Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/190 |
Resumo: | Este artigo baseia-se na investigação realizada com professores de História de escolas da rede pública da cidade de Campo Grande (MS). A partir dos levantados em entrevistas, discute-se a inserção das redes sociais on-line no fazer docente. Seus principais objetivos são o estudo e a reflexão acerca dos caminhos do ensino de História em sua interlocução com o uso escolar da internet. As análises e discussões estão balizadas pelos postulados da Teoria Histórico-Cultural e pelas contribuições de estudiosos do ensino de História e das tecnologias digitais. Como resultado, destaca-se que, apesar dos problemas, os professores veem de forma positiva o uso da internet em suas aulas. Conclui-se que é grande o potencial contributivo do uso escolar da internet na produção do conhecimento histórico. |
id |
ANPUH-2_c951e7c8246bffa62e80dbd92a49db51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/190 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhosEnsino de História; Internet na Escola; Teoria Histório-CulturalEste artigo baseia-se na investigação realizada com professores de História de escolas da rede pública da cidade de Campo Grande (MS). A partir dos levantados em entrevistas, discute-se a inserção das redes sociais on-line no fazer docente. Seus principais objetivos são o estudo e a reflexão acerca dos caminhos do ensino de História em sua interlocução com o uso escolar da internet. As análises e discussões estão balizadas pelos postulados da Teoria Histórico-Cultural e pelas contribuições de estudiosos do ensino de História e das tecnologias digitais. Como resultado, destaca-se que, apesar dos problemas, os professores veem de forma positiva o uso da internet em suas aulas. Conclui-se que é grande o potencial contributivo do uso escolar da internet na produção do conhecimento histórico.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSilva, Joelci MoraUrt, Sônia da Cunha2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19010.20949/rhhj.v4i8.190Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 265-2871806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/190/149Direitos autorais 2017 Joelci Mora Silva, Sônia da Cunha Urthttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:45:03Zoai:rhhj.anpuh.org:article/190Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:45:03Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos |
title |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos |
spellingShingle |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos Silva, Joelci Mora Ensino de História; Internet na Escola; Teoria Histório-Cultural |
title_short |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos |
title_full |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos |
title_fullStr |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos |
title_full_unstemmed |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos |
title_sort |
Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos |
author |
Silva, Joelci Mora |
author_facet |
Silva, Joelci Mora Urt, Sônia da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Urt, Sônia da Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joelci Mora Urt, Sônia da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História; Internet na Escola; Teoria Histório-Cultural |
topic |
Ensino de História; Internet na Escola; Teoria Histório-Cultural |
description |
Este artigo baseia-se na investigação realizada com professores de História de escolas da rede pública da cidade de Campo Grande (MS). A partir dos levantados em entrevistas, discute-se a inserção das redes sociais on-line no fazer docente. Seus principais objetivos são o estudo e a reflexão acerca dos caminhos do ensino de História em sua interlocução com o uso escolar da internet. As análises e discussões estão balizadas pelos postulados da Teoria Histórico-Cultural e pelas contribuições de estudiosos do ensino de História e das tecnologias digitais. Como resultado, destaca-se que, apesar dos problemas, os professores veem de forma positiva o uso da internet em suas aulas. Conclui-se que é grande o potencial contributivo do uso escolar da internet na produção do conhecimento histórico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/190 10.20949/rhhj.v4i8.190 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/190 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v4i8.190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/190/149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Joelci Mora Silva, Sônia da Cunha Urt http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Joelci Mora Silva, Sônia da Cunha Urt http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 265-287 1806-3993 10.20949/RHHJ reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288603656192 |