Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sônia Regina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73
Resumo: Problematiza-se neste artigo a ideia de ensino de História como lugar de fronteira epistemológica. À luz da adoção de um referencial benjaminiano a cerca da noção de‘limiar’, pretende-se fortalecer a reflexãoem torno do peso das sensibilidades enquanto componente central dos processosde produção de memórias e saberes. Assim,pretende-se avançar no sentido doentendimento do saber docente como algoancorado em estruturas de plausibilidadeprofundas, nas quais os componentes da sensibilidade e dos modos de olhar e problematizaro cotidiano, em suas múltiplaspráticas sociais, convertem-se em balizadores essenciais se queremos pensar a formação de professores.
id ANPUH-2_d0b90cdecbb3b743157361b93d856f2e
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/73
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidadesProblematiza-se neste artigo a ideia de ensino de História como lugar de fronteira epistemológica. À luz da adoção de um referencial benjaminiano a cerca da noção de‘limiar’, pretende-se fortalecer a reflexãoem torno do peso das sensibilidades enquanto componente central dos processosde produção de memórias e saberes. Assim,pretende-se avançar no sentido doentendimento do saber docente como algoancorado em estruturas de plausibilidadeprofundas, nas quais os componentes da sensibilidade e dos modos de olhar e problematizaro cotidiano, em suas múltiplaspráticas sociais, convertem-se em balizadores essenciais se queremos pensar a formação de professores.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMiranda, Sônia Regina2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/7310.20949/rhhj.v2i3.73Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 149-1671806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73/58Direitos autorais 2017 Sônia Regina Mirandahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:11Zoai:rhhj.anpuh.org:article/73Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:11Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
title Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
spellingShingle Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
Miranda, Sônia Regina
title_short Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
title_full Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
title_fullStr Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
title_full_unstemmed Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
title_sort Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
author Miranda, Sônia Regina
author_facet Miranda, Sônia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sônia Regina
dc.subject.none.fl_str_mv
description Problematiza-se neste artigo a ideia de ensino de História como lugar de fronteira epistemológica. À luz da adoção de um referencial benjaminiano a cerca da noção de‘limiar’, pretende-se fortalecer a reflexãoem torno do peso das sensibilidades enquanto componente central dos processosde produção de memórias e saberes. Assim,pretende-se avançar no sentido doentendimento do saber docente como algoancorado em estruturas de plausibilidadeprofundas, nas quais os componentes da sensibilidade e dos modos de olhar e problematizaro cotidiano, em suas múltiplaspráticas sociais, convertem-se em balizadores essenciais se queremos pensar a formação de professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73
10.20949/rhhj.v2i3.73
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v2i3.73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73/58
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Sônia Regina Miranda
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Sônia Regina Miranda
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 149-167
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289422594048