Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630 |
Resumo: | O artigo discute a produção do conhecimentohistórico escolar por meio deuma prática que permitiu às/aos estudantesexercitar a pesquisa, a análise crítica,a interpretação e a construção derepresentações qualificadas do passadono presente. Desenvolvido nos anos finaisdo ensino fundamental de uma escolada rede pública municipal de BeloHorizonte, o projeto pretendeu instigaras/os estudantes a identificarem alguns“lugares de memória” no entorno da escolapara transformá-los em espaçoseducativos e de referência histórico-culturalpara a comunidade, a partir desuas pesquisas e da divulgação de seusresultados em um website acessado pormeio de QR codes fixados nos locais.Concluímos que, ao se assumirem comoprotagonistas da construção do conhecimentohistórico, professoras/es da educação básica e estudantes não se restringem a ensinar/aprender sobre o passado, mas se apropriam de uma linguagem específica capaz de desnaturalizar conceitos e ressignificar a diversidade de discursos sobre a História. |
id |
ANPUH-2_dc55f08200f32f0f79f3c7e8b3468725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/630 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR codeHistória. EducaçãoO artigo discute a produção do conhecimentohistórico escolar por meio deuma prática que permitiu às/aos estudantesexercitar a pesquisa, a análise crítica,a interpretação e a construção derepresentações qualificadas do passadono presente. Desenvolvido nos anos finaisdo ensino fundamental de uma escolada rede pública municipal de BeloHorizonte, o projeto pretendeu instigaras/os estudantes a identificarem alguns“lugares de memória” no entorno da escolapara transformá-los em espaçoseducativos e de referência histórico-culturalpara a comunidade, a partir desuas pesquisas e da divulgação de seusresultados em um website acessado pormeio de QR codes fixados nos locais.Concluímos que, ao se assumirem comoprotagonistas da construção do conhecimentohistórico, professoras/es da educação básica e estudantes não se restringem a ensinar/aprender sobre o passado, mas se apropriam de uma linguagem específica capaz de desnaturalizar conceitos e ressignificar a diversidade de discursos sobre a História.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSantos, Alessandra SoaresRamos, Renato Sena2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/63010.20949/rhhj.v10i19.630Revista História Hoje; v. 10, n. 19 (2021): Janeiro-Junho; 235-2521806-399310.20949/rhhj.v10i19reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630/392Direitos autorais 2021 Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-31T20:56:34Zoai:rhhj.anpuh.org:article/630Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-05-31T20:56:34Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code |
title |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code |
spellingShingle |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code Santos, Alessandra Soares História. Educação |
title_short |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code |
title_full |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code |
title_fullStr |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code |
title_full_unstemmed |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code |
title_sort |
Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code |
author |
Santos, Alessandra Soares |
author_facet |
Santos, Alessandra Soares Ramos, Renato Sena |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Renato Sena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alessandra Soares Ramos, Renato Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História. Educação |
topic |
História. Educação |
description |
O artigo discute a produção do conhecimentohistórico escolar por meio deuma prática que permitiu às/aos estudantesexercitar a pesquisa, a análise crítica,a interpretação e a construção derepresentações qualificadas do passadono presente. Desenvolvido nos anos finaisdo ensino fundamental de uma escolada rede pública municipal de BeloHorizonte, o projeto pretendeu instigaras/os estudantes a identificarem alguns“lugares de memória” no entorno da escolapara transformá-los em espaçoseducativos e de referência histórico-culturalpara a comunidade, a partir desuas pesquisas e da divulgação de seusresultados em um website acessado pormeio de QR codes fixados nos locais.Concluímos que, ao se assumirem comoprotagonistas da construção do conhecimentohistórico, professoras/es da educação básica e estudantes não se restringem a ensinar/aprender sobre o passado, mas se apropriam de uma linguagem específica capaz de desnaturalizar conceitos e ressignificar a diversidade de discursos sobre a História. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630 10.20949/rhhj.v10i19.630 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v10i19.630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630/392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 10, n. 19 (2021): Janeiro-Junho; 235-252 1806-3993 10.20949/rhhj.v10i19 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288921374720 |