Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra Soares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramos, Renato Sena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630
Resumo: O artigo discute a produção do conhecimentohistórico escolar por meio deuma prática que permitiu às/aos estudantesexercitar a pesquisa, a análise crítica,a interpretação e a construção derepresentações qualificadas do passadono presente. Desenvolvido nos anos finaisdo ensino fundamental de uma escolada rede pública municipal de BeloHorizonte, o projeto pretendeu instigaras/os estudantes a identificarem alguns“lugares de memória” no entorno da escolapara transformá-los em espaçoseducativos e de referência histórico-culturalpara a comunidade, a partir desuas pesquisas e da divulgação de seusresultados em um website acessado pormeio de QR codes fixados nos locais.Concluímos que, ao se assumirem comoprotagonistas da construção do conhecimentohistórico, professoras/es da educação básica e estudantes não se restringem a ensinar/aprender sobre o passado, mas se apropriam de uma linguagem específica capaz de desnaturalizar conceitos e ressignificar a diversidade de discursos sobre a História.
id ANPUH-2_dc55f08200f32f0f79f3c7e8b3468725
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/630
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR codeHistória. EducaçãoO artigo discute a produção do conhecimentohistórico escolar por meio deuma prática que permitiu às/aos estudantesexercitar a pesquisa, a análise crítica,a interpretação e a construção derepresentações qualificadas do passadono presente. Desenvolvido nos anos finaisdo ensino fundamental de uma escolada rede pública municipal de BeloHorizonte, o projeto pretendeu instigaras/os estudantes a identificarem alguns“lugares de memória” no entorno da escolapara transformá-los em espaçoseducativos e de referência histórico-culturalpara a comunidade, a partir desuas pesquisas e da divulgação de seusresultados em um website acessado pormeio de QR codes fixados nos locais.Concluímos que, ao se assumirem comoprotagonistas da construção do conhecimentohistórico, professoras/es da educação básica e estudantes não se restringem a ensinar/aprender sobre o passado, mas se apropriam de uma linguagem específica capaz de desnaturalizar conceitos e ressignificar a diversidade de discursos sobre a História.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSantos, Alessandra SoaresRamos, Renato Sena2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/63010.20949/rhhj.v10i19.630Revista História Hoje; v. 10, n. 19 (2021): Janeiro-Junho; 235-2521806-399310.20949/rhhj.v10i19reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630/392Direitos autorais 2021 Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-31T20:56:34Zoai:rhhj.anpuh.org:article/630Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-05-31T20:56:34Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
title Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
spellingShingle Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
Santos, Alessandra Soares
História. Educação
title_short Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
title_full Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
title_fullStr Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
title_full_unstemmed Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
title_sort Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code
author Santos, Alessandra Soares
author_facet Santos, Alessandra Soares
Ramos, Renato Sena
author_role author
author2 Ramos, Renato Sena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandra Soares
Ramos, Renato Sena
dc.subject.por.fl_str_mv História. Educação
topic História. Educação
description O artigo discute a produção do conhecimentohistórico escolar por meio deuma prática que permitiu às/aos estudantesexercitar a pesquisa, a análise crítica,a interpretação e a construção derepresentações qualificadas do passadono presente. Desenvolvido nos anos finaisdo ensino fundamental de uma escolada rede pública municipal de BeloHorizonte, o projeto pretendeu instigaras/os estudantes a identificarem alguns“lugares de memória” no entorno da escolapara transformá-los em espaçoseducativos e de referência histórico-culturalpara a comunidade, a partir desuas pesquisas e da divulgação de seusresultados em um website acessado pormeio de QR codes fixados nos locais.Concluímos que, ao se assumirem comoprotagonistas da construção do conhecimentohistórico, professoras/es da educação básica e estudantes não se restringem a ensinar/aprender sobre o passado, mas se apropriam de uma linguagem específica capaz de desnaturalizar conceitos e ressignificar a diversidade de discursos sobre a História.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630
10.20949/rhhj.v10i19.630
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v10i19.630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630/392
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 10, n. 19 (2021): Janeiro-Junho; 235-252
1806-3993
10.20949/rhhj.v10i19
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288921374720