Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Sônia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522
Resumo: O artigo problematiza a emergência de histórias públicas reacionárias e novos negacionismos influenciados pela profusão de narrativas históricas vinculadas aos meios de comunicação e às ideias de pós-verdade. Assim, destacam-se as relações entre história, mídia e ensino, abusos do passado, difusão de narrativas históricas e consumo. Ao final, aponta para os desafios colocados ao próprio lugar da história e dos professores de história frente a essa produção.
id ANPUH-2_e3622ee2f9a5937c1de3b12f6f0789f3
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/522
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdadeHistória, Educação, Comunicação, Divulgação, EnsinoO artigo problematiza a emergência de histórias públicas reacionárias e novos negacionismos influenciados pela profusão de narrativas históricas vinculadas aos meios de comunicação e às ideias de pós-verdade. Assim, destacam-se as relações entre história, mídia e ensino, abusos do passado, difusão de narrativas históricas e consumo. Ao final, aponta para os desafios colocados ao próprio lugar da história e dos professores de história frente a essa produção.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMeneses, Sônia2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/52210.20949/rhhj.v8i15.522Revista História Hoje; v. 8, n. 15 (2019): Janeiro-Junho; 66-881806-399310.20949/rhhj.v8i15reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522/299Direitos autorais 2019 Sônia Meneseshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T15:44:51Zoai:rhhj.anpuh.org:article/522Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-11-06T15:44:51Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
title Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
spellingShingle Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
Meneses, Sônia
História, Educação, Comunicação, Divulgação, Ensino
title_short Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
title_full Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
title_fullStr Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
title_full_unstemmed Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
title_sort Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
author Meneses, Sônia
author_facet Meneses, Sônia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Sônia
dc.subject.por.fl_str_mv História, Educação, Comunicação, Divulgação, Ensino
topic História, Educação, Comunicação, Divulgação, Ensino
description O artigo problematiza a emergência de histórias públicas reacionárias e novos negacionismos influenciados pela profusão de narrativas históricas vinculadas aos meios de comunicação e às ideias de pós-verdade. Assim, destacam-se as relações entre história, mídia e ensino, abusos do passado, difusão de narrativas históricas e consumo. Ao final, aponta para os desafios colocados ao próprio lugar da história e dos professores de história frente a essa produção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522
10.20949/rhhj.v8i15.522
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v8i15.522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522/299
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Sônia Meneses
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Sônia Meneses
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 8, n. 15 (2019): Janeiro-Junho; 66-88
1806-3993
10.20949/rhhj.v8i15
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288991629312