Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522 |
Resumo: | O artigo problematiza a emergência de histórias públicas reacionárias e novos negacionismos influenciados pela profusão de narrativas históricas vinculadas aos meios de comunicação e às ideias de pós-verdade. Assim, destacam-se as relações entre história, mídia e ensino, abusos do passado, difusão de narrativas históricas e consumo. Ao final, aponta para os desafios colocados ao próprio lugar da história e dos professores de história frente a essa produção. |
id |
ANPUH-2_e3622ee2f9a5937c1de3b12f6f0789f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/522 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdadeHistória, Educação, Comunicação, Divulgação, EnsinoO artigo problematiza a emergência de histórias públicas reacionárias e novos negacionismos influenciados pela profusão de narrativas históricas vinculadas aos meios de comunicação e às ideias de pós-verdade. Assim, destacam-se as relações entre história, mídia e ensino, abusos do passado, difusão de narrativas históricas e consumo. Ao final, aponta para os desafios colocados ao próprio lugar da história e dos professores de história frente a essa produção.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMeneses, Sônia2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/52210.20949/rhhj.v8i15.522Revista História Hoje; v. 8, n. 15 (2019): Janeiro-Junho; 66-881806-399310.20949/rhhj.v8i15reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522/299Direitos autorais 2019 Sônia Meneseshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T15:44:51Zoai:rhhj.anpuh.org:article/522Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-11-06T15:44:51Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade |
title |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade |
spellingShingle |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade Meneses, Sônia História, Educação, Comunicação, Divulgação, Ensino |
title_short |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade |
title_full |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade |
title_fullStr |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade |
title_full_unstemmed |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade |
title_sort |
Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade |
author |
Meneses, Sônia |
author_facet |
Meneses, Sônia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Sônia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História, Educação, Comunicação, Divulgação, Ensino |
topic |
História, Educação, Comunicação, Divulgação, Ensino |
description |
O artigo problematiza a emergência de histórias públicas reacionárias e novos negacionismos influenciados pela profusão de narrativas históricas vinculadas aos meios de comunicação e às ideias de pós-verdade. Assim, destacam-se as relações entre história, mídia e ensino, abusos do passado, difusão de narrativas históricas e consumo. Ao final, aponta para os desafios colocados ao próprio lugar da história e dos professores de história frente a essa produção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522 10.20949/rhhj.v8i15.522 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v8i15.522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/522/299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Sônia Meneses http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Sônia Meneses http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 8, n. 15 (2019): Janeiro-Junho; 66-88 1806-3993 10.20949/rhhj.v8i15 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288991629312 |