Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/140
Resumo: As aulas de campo são momentos potencializadores da aprendizagem e de algum modo relacionam-se com o cotidiano, o local e o tempo no qual se tecem as ações das mulheres e homens comuns na feitura diária da vida. O fato que deu origem a este artigo ocorreu durante uma aula de campo com alunos e alunas do 5º ano na qual se estudava o patrimônio histórico em uma rua da cidade de Londrina. Na loja de artigos religiosos, as estátuas do Pai João e da Mãe Maria, que ali estão há mais de 30 anos, tempo significativo para uma cidade com 80 anos, chamaram a atenção de uma criança. O objetivo deste artigo é discutir os movimentos que se sucederam quando paramos em frente a tal loja para explicar as imagens.
id ANPUH-2_eed41491c7131cd5fb77073a349733dd
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/140
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolarAs aulas de campo são momentos potencializadores da aprendizagem e de algum modo relacionam-se com o cotidiano, o local e o tempo no qual se tecem as ações das mulheres e homens comuns na feitura diária da vida. O fato que deu origem a este artigo ocorreu durante uma aula de campo com alunos e alunas do 5º ano na qual se estudava o patrimônio histórico em uma rua da cidade de Londrina. Na loja de artigos religiosos, as estátuas do Pai João e da Mãe Maria, que ali estão há mais de 30 anos, tempo significativo para uma cidade com 80 anos, chamaram a atenção de uma criança. O objetivo deste artigo é discutir os movimentos que se sucederam quando paramos em frente a tal loja para explicar as imagens.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/14010.20949/rhhj.v3i6.140Revista História Hoje; Vol. 3 No. 6 (2014): Julho-Dezembro; 121 - 137Revista História Hoje; Vol. 3 Núm. 6 (2014): Julho-Dezembro; 121 - 137Revista História Hoje; v. 3 n. 6 (2014): Julho-Dezembro; 121 - 1371806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/140/215Copyright (c) 2017 Sandra Regina Ferreira de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sandra Regina Ferreira de2023-06-02T14:57:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/140Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:57:17Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
title Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
spellingShingle Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
title_short Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
title_full Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
title_fullStr Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
title_full_unstemmed Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
title_sort Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
author Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
author_facet Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
description As aulas de campo são momentos potencializadores da aprendizagem e de algum modo relacionam-se com o cotidiano, o local e o tempo no qual se tecem as ações das mulheres e homens comuns na feitura diária da vida. O fato que deu origem a este artigo ocorreu durante uma aula de campo com alunos e alunas do 5º ano na qual se estudava o patrimônio histórico em uma rua da cidade de Londrina. Na loja de artigos religiosos, as estátuas do Pai João e da Mãe Maria, que ali estão há mais de 30 anos, tempo significativo para uma cidade com 80 anos, chamaram a atenção de uma criança. O objetivo deste artigo é discutir os movimentos que se sucederam quando paramos em frente a tal loja para explicar as imagens.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/140
10.20949/rhhj.v3i6.140
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/140
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v3i6.140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/140/215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sandra Regina Ferreira de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sandra Regina Ferreira de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 3 No. 6 (2014): Julho-Dezembro; 121 - 137
Revista História Hoje; Vol. 3 Núm. 6 (2014): Julho-Dezembro; 121 - 137
Revista História Hoje; v. 3 n. 6 (2014): Julho-Dezembro; 121 - 137
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287250993152