A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8980 |
Resumo: | O artigo discute a relação com o saber matemático escolar na sala de aula a partir de resultados de duas pesquisas de Mestrado realizadas com alunos do ensino médio em Belo Horizonte/MG, uma em escola pública e outra em escola privada. Aborda também elementos das relações dos alunos com os saberes matemáticos escolares tais como representações dos alunos sobre a matemática, seus preconceitos sobre o ato de aprendê-la, sua imagem de si diante dela e suas expectativas futuras em relação a ela. |
id |
UFMG-23_99c5577c18da3870bb178a229598b836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8980 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICASaber matemático escolarRelação com o saberEducação matemática370.05 O artigo discute a relação com o saber matemático escolar na sala de aula a partir de resultados de duas pesquisas de Mestrado realizadas com alunos do ensino médio em Belo Horizonte/MG, uma em escola pública e outra em escola privada. Aborda também elementos das relações dos alunos com os saberes matemáticos escolares tais como representações dos alunos sobre a matemática, seus preconceitos sobre o ato de aprendê-la, sua imagem de si diante dela e suas expectativas futuras em relação a ela.Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8980Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 127-135Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 127-135Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 127-135Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 127-1352238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8980/6467Pinto, Márcia Maria FusaroMelo, Silvana Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8980Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:45Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
title |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Pinto, Márcia Maria Fusaro Saber matemático escolar Relação com o saber Educação matemática 370.05 |
title_short |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
title_full |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
title_sort |
A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
author |
Pinto, Márcia Maria Fusaro |
author_facet |
Pinto, Márcia Maria Fusaro Melo, Silvana Martins |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Silvana Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Márcia Maria Fusaro Melo, Silvana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber matemático escolar Relação com o saber Educação matemática 370.05 |
topic |
Saber matemático escolar Relação com o saber Educação matemática 370.05 |
description |
O artigo discute a relação com o saber matemático escolar na sala de aula a partir de resultados de duas pesquisas de Mestrado realizadas com alunos do ensino médio em Belo Horizonte/MG, uma em escola pública e outra em escola privada. Aborda também elementos das relações dos alunos com os saberes matemáticos escolares tais como representações dos alunos sobre a matemática, seus preconceitos sobre o ato de aprendê-la, sua imagem de si diante dela e suas expectativas futuras em relação a ela. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8980 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8980/6467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 127-135 Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 127-135 Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 127-135 Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 127-135 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512223461376 |