Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amorim, Mariana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196
Resumo: Neste artigo, apresentamos alguns resultados de pesquisa em andamento que busca examinar as potencialidades das “narrativas de si” para a constituição do saber histórico escolar e para a produção de identidades docentes. Tendo por base a análise de aulas de História no Ensino Médio ministradas por uma professora reconhecida como marcante por seus antigos alunos, discutimos algumas potencialidades didáticas emergentes da análise das “narrativas de si”. Especialmente, a influência desse aspecto do ensino na “negociação de distâncias” entre professora e alunos, que viabiliza a aproximação dos conteúdos da disciplina História com a realidade do aluno e com o tempo presente. Bem como sua influência na relação com o ensino de conteúdos, valores éticos e morais. Foi possível, também, registrar indícios de transformação, simultânea e contínua, no processo de constituição de sua identidade docente.
id ANPUH-2_f88803fdc56051325e0a37d82eb709fb
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/196
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História EscolarEnsino de História; Narrativas de Si; Professores MarcantesNeste artigo, apresentamos alguns resultados de pesquisa em andamento que busca examinar as potencialidades das “narrativas de si” para a constituição do saber histórico escolar e para a produção de identidades docentes. Tendo por base a análise de aulas de História no Ensino Médio ministradas por uma professora reconhecida como marcante por seus antigos alunos, discutimos algumas potencialidades didáticas emergentes da análise das “narrativas de si”. Especialmente, a influência desse aspecto do ensino na “negociação de distâncias” entre professora e alunos, que viabiliza a aproximação dos conteúdos da disciplina História com a realidade do aluno e com o tempo presente. Bem como sua influência na relação com o ensino de conteúdos, valores éticos e morais. Foi possível, também, registrar indícios de transformação, simultânea e contínua, no processo de constituição de sua identidade docente.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMonteiro, Ana Maria Ferreira da CostaAmorim, Mariana de Oliveira2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19610.20949/rhhj.v4i8.196Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 15-311806-399310.20949/RHHJreponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196/140https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/196/2910.20949/rhhj.v4i8.196.s29Direitos autorais 2017 Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana de Oliveira Amorimhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:45:03Zoai:rhhj.anpuh.org:article/196Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:45:03Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
title Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
spellingShingle Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Ensino de História; Narrativas de Si; Professores Marcantes
title_short Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
title_full Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
title_fullStr Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
title_full_unstemmed Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
title_sort Potencialidades das "Narrativas de Si" em Narrativas da História Escolar
author Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
author_facet Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Amorim, Mariana de Oliveira
author_role author
author2 Amorim, Mariana de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Amorim, Mariana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História; Narrativas de Si; Professores Marcantes
topic Ensino de História; Narrativas de Si; Professores Marcantes
description Neste artigo, apresentamos alguns resultados de pesquisa em andamento que busca examinar as potencialidades das “narrativas de si” para a constituição do saber histórico escolar e para a produção de identidades docentes. Tendo por base a análise de aulas de História no Ensino Médio ministradas por uma professora reconhecida como marcante por seus antigos alunos, discutimos algumas potencialidades didáticas emergentes da análise das “narrativas de si”. Especialmente, a influência desse aspecto do ensino na “negociação de distâncias” entre professora e alunos, que viabiliza a aproximação dos conteúdos da disciplina História com a realidade do aluno e com o tempo presente. Bem como sua influência na relação com o ensino de conteúdos, valores éticos e morais. Foi possível, também, registrar indícios de transformação, simultânea e contínua, no processo de constituição de sua identidade docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196
10.20949/rhhj.v4i8.196
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v4i8.196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/196/140
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/196/29
10.20949/rhhj.v4i8.196.s29
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana de Oliveira Amorim
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana de Oliveira Amorim
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 4, n. 8 (2015): Julho-Dezembro; 15-31
1806-3993
10.20949/RHHJ
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288928714752