A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia,Antonio Carlos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100445
Resumo: Resumo O artigo reconstitui as modalidades através das quais o contributo dos médicos foi decisivo para a estruturação do discurso pedagógico que acompanhou a consolidação da Escola primária, em Portugal, entre os anos 1890 e 1930. Defendo que o discurso médico, através da reivindicação da sua cientificidade acerca da criança, naturalizou o modelo da escola graduada vigente, ocultando a sua natureza socialmente construída. Sem revelar o seu caráter localizado histórica e socialmente, a alteração do modelo da Escola atual está condenada ao insucesso porque não rompe com a racionalidade institucionalizada do ato pedagógico. Procuro abrir pistas para um posterior aprofundamento das possibilidades de reinvenção da organização da Escola, sustentadas por novos pressupostos científicos.
id ANPUH-RS-1_1d0af71d6ba9d6509128a7682386b4e8
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592019000100445
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)história da educaçãodiscurso pedagógicomédicosmanuais pedagógicos para professoresresistência à mudançaResumo O artigo reconstitui as modalidades através das quais o contributo dos médicos foi decisivo para a estruturação do discurso pedagógico que acompanhou a consolidação da Escola primária, em Portugal, entre os anos 1890 e 1930. Defendo que o discurso médico, através da reivindicação da sua cientificidade acerca da criança, naturalizou o modelo da escola graduada vigente, ocultando a sua natureza socialmente construída. Sem revelar o seu caráter localizado histórica e socialmente, a alteração do modelo da Escola atual está condenada ao insucesso porque não rompe com a racionalidade institucionalizada do ato pedagógico. Procuro abrir pistas para um posterior aprofundamento das possibilidades de reinvenção da organização da Escola, sustentadas por novos pressupostos científicos.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100445História da Educação v.23 2019reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/93209info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia,Antonio Carlospor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592019000100445Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2019-11-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)
title A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)
spellingShingle A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)
Correia,Antonio Carlos
história da educação
discurso pedagógico
médicos
manuais pedagógicos para professores
resistência à mudança
title_short A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)
title_full A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)
title_fullStr A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)
title_full_unstemmed A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)
title_sort A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX)
author Correia,Antonio Carlos
author_facet Correia,Antonio Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia,Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
discurso pedagógico
médicos
manuais pedagógicos para professores
resistência à mudança
topic história da educação
discurso pedagógico
médicos
manuais pedagógicos para professores
resistência à mudança
description Resumo O artigo reconstitui as modalidades através das quais o contributo dos médicos foi decisivo para a estruturação do discurso pedagógico que acompanhou a consolidação da Escola primária, em Portugal, entre os anos 1890 e 1930. Defendo que o discurso médico, através da reivindicação da sua cientificidade acerca da criança, naturalizou o modelo da escola graduada vigente, ocultando a sua natureza socialmente construída. Sem revelar o seu caráter localizado histórica e socialmente, a alteração do modelo da Escola atual está condenada ao insucesso porque não rompe com a racionalidade institucionalizada do ato pedagógico. Procuro abrir pistas para um posterior aprofundamento das possibilidades de reinvenção da organização da Escola, sustentadas por novos pressupostos científicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100445
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/93209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.23 2019
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092682907648