O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Cezar Ricardo de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lara,Ângela Mara de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592022000100408
Resumo: Resumo Por meio de uma análise bibliográfica, o presente artigo, busca discutir o papel da instrução escolar na concepção de educação do pedagogo Anton Semionovich Makarenko (1888-1939), a partir das suas experiências na Colônia Gorki (1920-1928) e na Comuna Dzerjinski (1927-1935), desenvolvidas na União Soviética. A complexidade do período pós-Revolução Russa de 1917, tensionaram a sua obra. Inicialmente, a vinculação da educação à atividade de trabalho dos alunos, destaca-se em relação à aprendizagem escolar, até como uma questão de sobrevivência no cenário de destruição gerada pela guerra contrarrevolucionária. À medida que as dificuldades iniciais foram superadas, a instrução escolar começou a se tornar importante e passou a ser usada como um instrumento de superação da vida camponesa, um dos objetivos da Nova Política Econômica - NEP (1920-1928). A instrução escolar articula-se a uma concepção de educação integral, que tenta contemplar diferentes espaços de atuação da vida de seus educandos.
id ANPUH-RS-1_2facbbd3d3330824f8cb7d99ff0cadeb
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592022000100408
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKOInstrução EscolarMakarenkoEducação IntegralHistória da Educação SoviéticaResumo Por meio de uma análise bibliográfica, o presente artigo, busca discutir o papel da instrução escolar na concepção de educação do pedagogo Anton Semionovich Makarenko (1888-1939), a partir das suas experiências na Colônia Gorki (1920-1928) e na Comuna Dzerjinski (1927-1935), desenvolvidas na União Soviética. A complexidade do período pós-Revolução Russa de 1917, tensionaram a sua obra. Inicialmente, a vinculação da educação à atividade de trabalho dos alunos, destaca-se em relação à aprendizagem escolar, até como uma questão de sobrevivência no cenário de destruição gerada pela guerra contrarrevolucionária. À medida que as dificuldades iniciais foram superadas, a instrução escolar começou a se tornar importante e passou a ser usada como um instrumento de superação da vida camponesa, um dos objetivos da Nova Política Econômica - NEP (1920-1928). A instrução escolar articula-se a uma concepção de educação integral, que tenta contemplar diferentes espaços de atuação da vida de seus educandos.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592022000100408História da Educação v.26 2022reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/112906info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Cezar Ricardo deLara,Ângela Mara de Barrospor2022-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592022000100408Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2022-06-29T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO
title O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO
spellingShingle O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO
Freitas,Cezar Ricardo de
Instrução Escolar
Makarenko
Educação Integral
História da Educação Soviética
title_short O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO
title_full O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO
title_fullStr O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO
title_full_unstemmed O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO
title_sort O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKO
author Freitas,Cezar Ricardo de
author_facet Freitas,Cezar Ricardo de
Lara,Ângela Mara de Barros
author_role author
author2 Lara,Ângela Mara de Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Cezar Ricardo de
Lara,Ângela Mara de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Instrução Escolar
Makarenko
Educação Integral
História da Educação Soviética
topic Instrução Escolar
Makarenko
Educação Integral
História da Educação Soviética
description Resumo Por meio de uma análise bibliográfica, o presente artigo, busca discutir o papel da instrução escolar na concepção de educação do pedagogo Anton Semionovich Makarenko (1888-1939), a partir das suas experiências na Colônia Gorki (1920-1928) e na Comuna Dzerjinski (1927-1935), desenvolvidas na União Soviética. A complexidade do período pós-Revolução Russa de 1917, tensionaram a sua obra. Inicialmente, a vinculação da educação à atividade de trabalho dos alunos, destaca-se em relação à aprendizagem escolar, até como uma questão de sobrevivência no cenário de destruição gerada pela guerra contrarrevolucionária. À medida que as dificuldades iniciais foram superadas, a instrução escolar começou a se tornar importante e passou a ser usada como um instrumento de superação da vida camponesa, um dos objetivos da Nova Política Econômica - NEP (1920-1928). A instrução escolar articula-se a uma concepção de educação integral, que tenta contemplar diferentes espaços de atuação da vida de seus educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592022000100408
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592022000100408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/112906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.26 2022
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092928274432