A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Samara Sales
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva Barroso, Maria Cleide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/37508
Resumo: O presente artigo trata de pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir sobre a contribuição da concepção pedagógica do pedagogo russo Anton Semionóvitch Makarenko (1888-1939) à educação brasileira na contemporaneidade. A fim de contribuição com nossas reflexões, elencamos autores como Oliveira (2012), Cury e Mouta (2014) e Baía e Machado (2020) que sinalizam as características da pedagogia makarenkiana, na qual tem como principal preceito a coletividade, desenvolvido a partir da experiência educacional da Colônia de Gorki, situada na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Encontramos na concepção pedagógica de Makarenko consonância com os tempos atuais, nos quais a educação no e para o coletivo ainda faz-se um desafio para os sistemas educacionais e para a sociedade.
id UFBA-10_abb9679d9b89be7105e7cf758abc63e0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37508
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenkopedagogia russaAnton MakarenkocoletividadeO presente artigo trata de pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir sobre a contribuição da concepção pedagógica do pedagogo russo Anton Semionóvitch Makarenko (1888-1939) à educação brasileira na contemporaneidade. A fim de contribuição com nossas reflexões, elencamos autores como Oliveira (2012), Cury e Mouta (2014) e Baía e Machado (2020) que sinalizam as características da pedagogia makarenkiana, na qual tem como principal preceito a coletividade, desenvolvido a partir da experiência educacional da Colônia de Gorki, situada na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Encontramos na concepção pedagógica de Makarenko consonância com os tempos atuais, nos quais a educação no e para o coletivo ainda faz-se um desafio para os sistemas educacionais e para a sociedade.Universidade Federal da Bahia2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3750810.9771/gmed.v12i3.37508Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 400- 4102175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/37508/23933Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrazão, Samara Salesda Silva Barroso, Maria Cleide2021-01-19T15:57:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37508Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-01-19T15:57:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
title A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
spellingShingle A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
Frazão, Samara Sales
pedagogia russa
Anton Makarenko
coletividade
title_short A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
title_full A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
title_fullStr A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
title_full_unstemmed A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
title_sort A educação brasileira à luz da concepção pedagógica de Antonio Makarenko
author Frazão, Samara Sales
author_facet Frazão, Samara Sales
da Silva Barroso, Maria Cleide
author_role author
author2 da Silva Barroso, Maria Cleide
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frazão, Samara Sales
da Silva Barroso, Maria Cleide
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia russa
Anton Makarenko
coletividade
topic pedagogia russa
Anton Makarenko
coletividade
description O presente artigo trata de pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir sobre a contribuição da concepção pedagógica do pedagogo russo Anton Semionóvitch Makarenko (1888-1939) à educação brasileira na contemporaneidade. A fim de contribuição com nossas reflexões, elencamos autores como Oliveira (2012), Cury e Mouta (2014) e Baía e Machado (2020) que sinalizam as características da pedagogia makarenkiana, na qual tem como principal preceito a coletividade, desenvolvido a partir da experiência educacional da Colônia de Gorki, situada na então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Encontramos na concepção pedagógica de Makarenko consonância com os tempos atuais, nos quais a educação no e para o coletivo ainda faz-se um desafio para os sistemas educacionais e para a sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/37508
10.9771/gmed.v12i3.37508
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/37508
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v12i3.37508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/37508/23933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 400- 410
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518374584320