CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200065 |
Resumo: | Resumo No âmbito deste texto o nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, onde foi implantado, pela primeira vez, o ensino médio. |
id |
ANPUH-RS-1_42f8bec3d1b0f623275a83547d306244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592016000200065 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICOdisciplina matemáticahistória do ensino de matemáticacálculo no ensino médiohistória do cálculoResumo No âmbito deste texto o nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, onde foi implantado, pela primeira vez, o ensino médio.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200065História da Educação v.20 n.49 2016reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/54093info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Everaldo Paulo daSchubring,Gertpor2016-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592016000200065Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2016-06-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO |
title |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO |
spellingShingle |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO Silva,Everaldo Paulo da disciplina matemática história do ensino de matemática cálculo no ensino médio história do cálculo |
title_short |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO |
title_full |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO |
title_fullStr |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO |
title_full_unstemmed |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO |
title_sort |
CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO |
author |
Silva,Everaldo Paulo da |
author_facet |
Silva,Everaldo Paulo da Schubring,Gert |
author_role |
author |
author2 |
Schubring,Gert |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Everaldo Paulo da Schubring,Gert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
disciplina matemática história do ensino de matemática cálculo no ensino médio história do cálculo |
topic |
disciplina matemática história do ensino de matemática cálculo no ensino médio história do cálculo |
description |
Resumo No âmbito deste texto o nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, onde foi implantado, pela primeira vez, o ensino médio. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200065 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/54093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.20 n.49 2016 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209091840901120 |