CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Everaldo Paulo da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schubring,Gert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200065
Resumo: Resumo No âmbito deste texto o nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, onde foi implantado, pela primeira vez, o ensino médio.
id ANPUH-RS-1_42f8bec3d1b0f623275a83547d306244
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592016000200065
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICOdisciplina matemáticahistória do ensino de matemáticacálculo no ensino médiohistória do cálculoResumo No âmbito deste texto o nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, onde foi implantado, pela primeira vez, o ensino médio.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200065História da Educação v.20 n.49 2016reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/54093info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Everaldo Paulo daSchubring,Gertpor2016-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592016000200065Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2016-06-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
title CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
spellingShingle CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
Silva,Everaldo Paulo da
disciplina matemática
história do ensino de matemática
cálculo no ensino médio
história do cálculo
title_short CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
title_full CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
title_fullStr CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
title_full_unstemmed CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
title_sort CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO
author Silva,Everaldo Paulo da
author_facet Silva,Everaldo Paulo da
Schubring,Gert
author_role author
author2 Schubring,Gert
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Everaldo Paulo da
Schubring,Gert
dc.subject.por.fl_str_mv disciplina matemática
história do ensino de matemática
cálculo no ensino médio
história do cálculo
topic disciplina matemática
história do ensino de matemática
cálculo no ensino médio
história do cálculo
description Resumo No âmbito deste texto o nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, onde foi implantado, pela primeira vez, o ensino médio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200065
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/54093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.20 n.49 2016
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091840901120