História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840 |
Resumo: | DISSERTAÇÃO_MARCOS RIBEIRO RAAD |
id |
UFSC_1b1cda4ca67013b96e1f668c533e22d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/161840 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma culturaHistória da educação matemáticaEnsino de cálculoCultura do ensino de cálculoHistória das disciplinasDISSERTAÇÃO_MARCOS RIBEIRO RAADO presente trabalho tem como objetivo o estudo histórico sobre o ensino da disciplina Cálculo Diferencial e Integral na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante as décadas de 1970 e 1980 com a intenção de identificar traços, vestígios da cultura desse ensino. Dessa forma, a questão norteadora foi : como se caracteriza a cultura do ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas décadas de 1970 e 1980 ? O estudo aqui prop osto, ao investigar historicamente os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, naturalmente se insere no campo de pesquisa da história da educação matemática com um suporte teórico - metodológico proveniente da História da Educação entendida como es pecificidade da História. As fontes analisadas foram as notas de aula de um professor de Cálculo do Departamento de Matemática da UFJF do século passado, o caderno de Cálculo de um aluno do referido professor, as atas departamentais, livros texto de Cálcul o do período em questão; além de entrevista com o docente autor das notas. As conclusões do estudo delineado apontam para a identificação de elementos da cultura de ensino de Cálculo como: o rigor, os pré - requisitos, a reprovação, as aplicações da matemáti ca, a ênfase no treinamento e a seqüência de ensino função - limite - derivada - integral.Oliveira, Maria Cristina Araújo deRaad, Marcos Ribeiro2016-05-15T19:18:03Z2016-05-15T19:18:03Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-02T20:25:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/161840Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-02T20:25:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura |
title |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura |
spellingShingle |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura Raad, Marcos Ribeiro História da educação matemática Ensino de cálculo Cultura do ensino de cálculo História das disciplinas |
title_short |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura |
title_full |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura |
title_fullStr |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura |
title_full_unstemmed |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura |
title_sort |
História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura |
author |
Raad, Marcos Ribeiro |
author_facet |
Raad, Marcos Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raad, Marcos Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Ensino de cálculo Cultura do ensino de cálculo História das disciplinas |
topic |
História da educação matemática Ensino de cálculo Cultura do ensino de cálculo História das disciplinas |
description |
DISSERTAÇÃO_MARCOS RIBEIRO RAAD |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-05-15T19:18:03Z 2016-05-15T19:18:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840 |
identifier_str_mv |
RAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651922709676032 |