A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Junior,Ernando Brito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues,Vanessa Elisabete Raue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100423
Resumo: Resumo O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo.
id ANPUH-RS-1_50d8a07a597d38fbcdd678422d902286
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592020000100423
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIAhistóriaconhecimento históricohistória intelectual.Resumo O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100423História da Educação v.24 2020reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/95350info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Junior,Ernando BritoRodrigues,Vanessa Elisabete Rauepor2020-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592020000100423Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2020-11-30T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA
title A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA
spellingShingle A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA
Gonçalves Junior,Ernando Brito
história
conhecimento histórico
história intelectual.
title_short A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA
title_full A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA
title_fullStr A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA
title_full_unstemmed A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA
title_sort A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA
author Gonçalves Junior,Ernando Brito
author_facet Gonçalves Junior,Ernando Brito
Rodrigues,Vanessa Elisabete Raue
author_role author
author2 Rodrigues,Vanessa Elisabete Raue
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Junior,Ernando Brito
Rodrigues,Vanessa Elisabete Raue
dc.subject.por.fl_str_mv história
conhecimento histórico
história intelectual.
topic história
conhecimento histórico
história intelectual.
description Resumo O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100423
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/95350
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.24 2020
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092719607808