Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Júnior, Ernando Brito
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5492
Resumo: A pesquisa em apreço possui como objetivo discutir a proposta de “educação integral” apresentada por Dario Vellozo - importante intelectual, escritor e professor que viveu no Paraná entre os anos 1885 e 1937. Segundo Vellozo, seria por meio das educações física,intelectual, moral, estética e cívica que o cidadão estaria apto a ingressar e atuar na sociedade. Nossa análise tomou como fonte seu manual didático intitulado Compêndio de Pedagogia, publicado em 1907, buscando compreender como o autor articula suas ideias de formação do aluno. Assim, na presente pesquisa, buscamos fazer uma análise pautada pela História Intelectual, levando em consideração os elementos textuais e contextuais. Por fim, concluímos que Vellozo defendia que a educação do cidadão deveria ser fomentada pela ideia de formação do corpo e da mente, com base na ciência e em alguns ideais republicanos.ABSTRACT: The research aims to discuss the proposed "integral education" by Dario Vellozo -an important intellectual, writer and teacher who lived in Parana between 1885 and 1937. According to Vellozo, through physical, intellectual, moral, aesthetic and civic educations, citizens would be able to enter and act in society. Our analysis took as its source his Summary of Pedagogy, published in 1907, seeking to understand how the author articulates his ideas about student education. Thus, in this research, we make an analysis marked by the Intellectual History, taking into account the textual and contextual elements. Finally, we conclude that Vellozo endorses that the education of citizens should be encouraged by the idea of training the body and mind, based in science and some republican ideals.KEYWORDS: Dario Vellozo, Education, Intellectual History
id UFMG-14_d2a21f040dab24d662b9c8f7d8586fe8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/5492
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario VellozoDario VellozoEducaçãoHistória IntelectualA pesquisa em apreço possui como objetivo discutir a proposta de “educação integral” apresentada por Dario Vellozo - importante intelectual, escritor e professor que viveu no Paraná entre os anos 1885 e 1937. Segundo Vellozo, seria por meio das educações física,intelectual, moral, estética e cívica que o cidadão estaria apto a ingressar e atuar na sociedade. Nossa análise tomou como fonte seu manual didático intitulado Compêndio de Pedagogia, publicado em 1907, buscando compreender como o autor articula suas ideias de formação do aluno. Assim, na presente pesquisa, buscamos fazer uma análise pautada pela História Intelectual, levando em consideração os elementos textuais e contextuais. Por fim, concluímos que Vellozo defendia que a educação do cidadão deveria ser fomentada pela ideia de formação do corpo e da mente, com base na ciência e em alguns ideais republicanos.ABSTRACT: The research aims to discuss the proposed "integral education" by Dario Vellozo -an important intellectual, writer and teacher who lived in Parana between 1885 and 1937. According to Vellozo, through physical, intellectual, moral, aesthetic and civic educations, citizens would be able to enter and act in society. Our analysis took as its source his Summary of Pedagogy, published in 1907, seeking to understand how the author articulates his ideas about student education. Thus, in this research, we make an analysis marked by the Intellectual History, taking into account the textual and contextual elements. Finally, we conclude that Vellozo endorses that the education of citizens should be encouraged by the idea of training the body and mind, based in science and some republican ideals.KEYWORDS: Dario Vellozo, Education, Intellectual HistoryPrograma de Pós Graduação em História - UFMG2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5492Temporalidades; Vol. 4 No. 1 (2012): Edição 07 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 1 (Jan./Jul. 2012); 154-174Temporalidades; v. 4 n. 1 (2012): Edição 07 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 1 (Jan./Jul. 2012); 154-1741984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5492/3422Copyright (c) 2012 Ernando Brito Gonçalves Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Júnior, Ernando Brito2019-02-01T19:43:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5492Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:23Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo
title Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo
spellingShingle Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo
Gonçalves Júnior, Ernando Brito
Dario Vellozo
Educação
História Intelectual
title_short Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo
title_full Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo
title_fullStr Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo
title_full_unstemmed Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo
title_sort Intelectuais e República: Educação Integral no pensamento de Dario Vellozo
author Gonçalves Júnior, Ernando Brito
author_facet Gonçalves Júnior, Ernando Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Júnior, Ernando Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Dario Vellozo
Educação
História Intelectual
topic Dario Vellozo
Educação
História Intelectual
description A pesquisa em apreço possui como objetivo discutir a proposta de “educação integral” apresentada por Dario Vellozo - importante intelectual, escritor e professor que viveu no Paraná entre os anos 1885 e 1937. Segundo Vellozo, seria por meio das educações física,intelectual, moral, estética e cívica que o cidadão estaria apto a ingressar e atuar na sociedade. Nossa análise tomou como fonte seu manual didático intitulado Compêndio de Pedagogia, publicado em 1907, buscando compreender como o autor articula suas ideias de formação do aluno. Assim, na presente pesquisa, buscamos fazer uma análise pautada pela História Intelectual, levando em consideração os elementos textuais e contextuais. Por fim, concluímos que Vellozo defendia que a educação do cidadão deveria ser fomentada pela ideia de formação do corpo e da mente, com base na ciência e em alguns ideais republicanos.ABSTRACT: The research aims to discuss the proposed "integral education" by Dario Vellozo -an important intellectual, writer and teacher who lived in Parana between 1885 and 1937. According to Vellozo, through physical, intellectual, moral, aesthetic and civic educations, citizens would be able to enter and act in society. Our analysis took as its source his Summary of Pedagogy, published in 1907, seeking to understand how the author articulates his ideas about student education. Thus, in this research, we make an analysis marked by the Intellectual History, taking into account the textual and contextual elements. Finally, we conclude that Vellozo endorses that the education of citizens should be encouraged by the idea of training the body and mind, based in science and some republican ideals.KEYWORDS: Dario Vellozo, Education, Intellectual History
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5492
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5492/3422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ernando Brito Gonçalves Júnior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ernando Brito Gonçalves Júnior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 4 No. 1 (2012): Edição 07 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 1 (Jan./Jul. 2012); 154-174
Temporalidades; v. 4 n. 1 (2012): Edição 07 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 4, n. 1 (Jan./Jul. 2012); 154-174
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675379851886592