EDUCAÇÃO, MEDICINA E RACIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS (PERNAMBUCO, DÉCADA DE 1930)
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Data de Publicação: | 2018 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000100246 |
Resumo: | Resumo O estudo busca compreender como se davam as ações médicas para determinar o biotipo das crianças que frequentavam as aulas de educação física nas escolas primárias pernambucanas, na década de 1930, com vistas a perceber como se estabeleceram comparações entre brancos e negros, a partir das práticas de racialização presentes no ambiente escolar. Analisamos documentos da instrução pública, jornais de grupos escolares, revistas de ensino e da área médica, entre outros. Baseamos-nos no conceito de representação social de Roger Chartier (1990), em estudos sobre o pensamento racial brasileiro e da história da educação no Brasil. Destacamos o papel que teve a educação física no cenário nacional e local, tendo em vista que as políticas de racialização, baseadas em testes e medições antropométricas, imprimiram a missão de revigorar a raça e garantir o estabelecimento de uma sociedade saudável fisicamente, intelectualmente e moralmente. |
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EDUCAÇÃO, MEDICINA E RACIALIZAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS (PERNAMBUCO, DÉCADA DE 1930)história da educaçãomedicinaracializaçãoescolas primáriasResumo O estudo busca compreender como se davam as ações médicas para determinar o biotipo das crianças que frequentavam as aulas de educação física nas escolas primárias pernambucanas, na década de 1930, com vistas a perceber como se estabeleceram comparações entre brancos e negros, a partir das práticas de racialização presentes no ambiente escolar. Analisamos documentos da instrução pública, jornais de grupos escolares, revistas de ensino e da área médica, entre outros. Baseamos-nos no conceito de representação social de Roger Chartier (1990), em estudos sobre o pensamento racial brasileiro e da história da educação no Brasil. Destacamos o papel que teve a educação física no cenário nacional e local, tendo em vista que as políticas de racialização, baseadas em testes e medições antropométricas, imprimiram a missão de revigorar a raça e garantir o estabelecimento de uma sociedade saudável fisicamente, intelectualmente e moralmente.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000100246História da Educação v.22 n.54 2018reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/67595info:eu-repo/semantics/openAccessArantes,Adlene Silvapor2018-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592018000100246Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2018-05-10T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
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