LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munakata,Kazumi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000300119
Resumo: Resumo Neste artigo aborda-se as possibilidades de utilizar o livro didático como fonte para pesquisas, sobre a cultura escolar. Para isso discute as noções de livro didático, cultura escolar e cultura material. Examina-se vários exemplos de livros didáticos da França, Espanha, Argentina e do Brasil, abordando elementos constitutivos da cultura escolar, como conteúdos das disciplinas escolares, exercícios e atividades, avaliações, ideologias, valores morais e de civilidade, cotidiano escolar, sensibilidades estéticas materiais escolares e organização das práticas de ensino.
id ANPUH-RS-1_7f357fbe571be019a9b6ea67b35f098f
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592016000300119
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLARlivro didáticocultura escolarcultura materialdisciplinas escolaresResumo Neste artigo aborda-se as possibilidades de utilizar o livro didático como fonte para pesquisas, sobre a cultura escolar. Para isso discute as noções de livro didático, cultura escolar e cultura material. Examina-se vários exemplos de livros didáticos da França, Espanha, Argentina e do Brasil, abordando elementos constitutivos da cultura escolar, como conteúdos das disciplinas escolares, exercícios e atividades, avaliações, ideologias, valores morais e de civilidade, cotidiano escolar, sensibilidades estéticas materiais escolares e organização das práticas de ensino.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000300119História da Educação v.20 n.50 2016reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/624037info:eu-repo/semantics/openAccessMunakata,Kazumipor2016-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592016000300119Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2016-10-03T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR
title LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR
spellingShingle LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR
Munakata,Kazumi
livro didático
cultura escolar
cultura material
disciplinas escolares
title_short LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR
title_full LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR
title_fullStr LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR
title_full_unstemmed LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR
title_sort LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR
author Munakata,Kazumi
author_facet Munakata,Kazumi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munakata,Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
cultura escolar
cultura material
disciplinas escolares
topic livro didático
cultura escolar
cultura material
disciplinas escolares
description Resumo Neste artigo aborda-se as possibilidades de utilizar o livro didático como fonte para pesquisas, sobre a cultura escolar. Para isso discute as noções de livro didático, cultura escolar e cultura material. Examina-se vários exemplos de livros didáticos da França, Espanha, Argentina e do Brasil, abordando elementos constitutivos da cultura escolar, como conteúdos das disciplinas escolares, exercícios e atividades, avaliações, ideologias, valores morais e de civilidade, cotidiano escolar, sensibilidades estéticas materiais escolares e organização das práticas de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000300119
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000300119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/624037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.20 n.50 2016
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091862921216