Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592014000100006 |
Resumo: | O artigo que aqui se apresenta examina manuais e provas feitas pelos estudantes da Escola Normal de São Paulo nos anos de 1870. Isso significa perguntar quais temas, conteúdos e referências eram ensinados no início da docência e como esses saberes eram lidos, interpretados, citados, enfim, de que modo eram apropriados. Os livros e exames analisados são indícios exemplares do que se ensinava e do que se aprendia num curso ainda em consolidação. Os livros e as provas em pauta foram, em suma, produtos e produtores de uma institucionalização e formalização dos saberes do início do magistério, revestindo-se dos temas previstos para estudo na Escola Normal, dos modos como foram desenvolvidos e da maneira como foram selecionadas e mobilizadas as referências do curso. |
id |
ANPUH-RS-1_822c80c76512937b9fa92b70d7a124c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592014000100006 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870)manuais pedagógicosEscola Normalcultura escolarO artigo que aqui se apresenta examina manuais e provas feitas pelos estudantes da Escola Normal de São Paulo nos anos de 1870. Isso significa perguntar quais temas, conteúdos e referências eram ensinados no início da docência e como esses saberes eram lidos, interpretados, citados, enfim, de que modo eram apropriados. Os livros e exames analisados são indícios exemplares do que se ensinava e do que se aprendia num curso ainda em consolidação. Os livros e as provas em pauta foram, em suma, produtos e produtores de uma institucionalização e formalização dos saberes do início do magistério, revestindo-se dos temas previstos para estudo na Escola Normal, dos modos como foram desenvolvidos e da maneira como foram selecionadas e mobilizadas as referências do curso.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592014000100006História da Educação v.18 n.42 2014reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/S2236-34592014000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Vivian Batista daPerez,Tatiane Tanakapor2014-02-11T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592014000100006Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2014-02-11T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) |
title |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) |
spellingShingle |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) Silva,Vivian Batista da manuais pedagógicos Escola Normal cultura escolar |
title_short |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) |
title_full |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) |
title_fullStr |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) |
title_full_unstemmed |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) |
title_sort |
Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870) |
author |
Silva,Vivian Batista da |
author_facet |
Silva,Vivian Batista da Perez,Tatiane Tanaka |
author_role |
author |
author2 |
Perez,Tatiane Tanaka |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Vivian Batista da Perez,Tatiane Tanaka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
manuais pedagógicos Escola Normal cultura escolar |
topic |
manuais pedagógicos Escola Normal cultura escolar |
description |
O artigo que aqui se apresenta examina manuais e provas feitas pelos estudantes da Escola Normal de São Paulo nos anos de 1870. Isso significa perguntar quais temas, conteúdos e referências eram ensinados no início da docência e como esses saberes eram lidos, interpretados, citados, enfim, de que modo eram apropriados. Os livros e exames analisados são indícios exemplares do que se ensinava e do que se aprendia num curso ainda em consolidação. Os livros e as provas em pauta foram, em suma, produtos e produtores de uma institucionalização e formalização dos saberes do início do magistério, revestindo-se dos temas previstos para estudo na Escola Normal, dos modos como foram desenvolvidos e da maneira como foram selecionadas e mobilizadas as referências do curso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592014000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592014000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2236-34592014000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.18 n.42 2014 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209091468656640 |