POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria,Ana Carolina Gelmini de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100435
Resumo: Resumo Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método Duplo-Museu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.
id ANPUH-RS-1_8631a3bdf767633be359746ee57045c2
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592020000100435
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕEScampo dos museushistória dos museuseducação em museuseducação visualMétodo Duplo-Museu.Resumo Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método Duplo-Museu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100435História da Educação v.24 2020reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/99233info:eu-repo/semantics/openAccessFaria,Ana Carolina Gelmini depor2020-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592020000100435Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2020-11-30T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES
title POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES
spellingShingle POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES
Faria,Ana Carolina Gelmini de
campo dos museus
história dos museus
educação em museus
educação visual
Método Duplo-Museu.
title_short POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES
title_full POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES
title_fullStr POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES
title_full_unstemmed POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES
title_sort POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES
author Faria,Ana Carolina Gelmini de
author_facet Faria,Ana Carolina Gelmini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria,Ana Carolina Gelmini de
dc.subject.por.fl_str_mv campo dos museus
história dos museus
educação em museus
educação visual
Método Duplo-Museu.
topic campo dos museus
história dos museus
educação em museus
educação visual
Método Duplo-Museu.
description Resumo Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método Duplo-Museu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100435
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/99233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.24 2020
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092733239296