Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Carolina Gelmini de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216181
Resumo: Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método DuploMuseu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.
id UFRGS-2_33814400551f8c64d38371f0a71ce620
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216181
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Faria, Ana Carolina Gelmini de2020-12-08T04:17:21Z20202236-3459http://hdl.handle.net/10183/216181001119012Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método DuploMuseu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.In the first half of the twentieth century Brazilian agents working in the field of museums were committed to improving the social function of these institutions and, in this perspective, education in museums led the debates. Publications of the period reveal strategies of an education for the people through objects. This paper proposes to analyze the Double-Museum Method, which aimed to stimulate the visual perception of the visitors and to intensify the pedagogical value of the objects in the exhibitions.En la primera mitad del siglo XX, agentes brasileños que actuaban en el campo de los museos se comprometían con el perfeccionamiento de la función social de estas instituciones y, en esta perspectiva, la educación en los museos protagonizó los debates. Publicaciones del período revelan estrategias de una educación para las personas a través de los objetos. El trabajo propone analizar el Método Doble Museo, que tenía por objetivo estimular la percepción visual de los visitantes e intensificar el valor pedagógico de los objetos en las exposiciones.application/pdfporRevista História da Educação. Porto Alegre: Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Vol. 24 (2020), p. 1-30Educação em museusMuseus : HistóriaField of museumsHistory of museumsMuseum educationVisual educationDouble-Museum MethodCampo de los museosHistoria de los museosEducación en los museosEducación visualMétodo Doble MuseoPor uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposiçõesPor una educación visual a partir de los objetos : debate sobre el método doble museo aplicado a las exposicionesFor a visual education from objects : debates on the double-museum method applied to the exhibitionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119012.pdf.txt001119012.pdf.txtExtracted Texttext/plain66709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216181/2/001119012.pdf.txt3dd56498d9515b886ca81ab1d8c7e07eMD52ORIGINAL001119012.pdfTexto completoapplication/pdf312601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216181/1/001119012.pdf282e75bf919a9fc76047ea36ba2d5684MD5110183/2161812020-12-09 05:11:48.017285oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-09T07:11:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Por una educación visual a partir de los objetos : debate sobre el método doble museo aplicado a las exposiciones
dc.title.alternative.en.fl_str_mv For a visual education from objects : debates on the double-museum method applied to the exhibitions
title Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
spellingShingle Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
Faria, Ana Carolina Gelmini de
Educação em museus
Museus : História
Field of museums
History of museums
Museum education
Visual education
Double-Museum Method
Campo de los museos
Historia de los museos
Educación en los museos
Educación visual
Método Doble Museo
title_short Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
title_full Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
title_fullStr Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
title_full_unstemmed Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
title_sort Por uma educação visual a partir dos objetos : debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições
author Faria, Ana Carolina Gelmini de
author_facet Faria, Ana Carolina Gelmini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Carolina Gelmini de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em museus
Museus : História
topic Educação em museus
Museus : História
Field of museums
History of museums
Museum education
Visual education
Double-Museum Method
Campo de los museos
Historia de los museos
Educación en los museos
Educación visual
Método Doble Museo
dc.subject.eng.fl_str_mv Field of museums
History of museums
Museum education
Visual education
Double-Museum Method
dc.subject.spa.fl_str_mv Campo de los museos
Historia de los museos
Educación en los museos
Educación visual
Método Doble Museo
description Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método DuploMuseu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T04:17:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216181
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-3459
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119012
identifier_str_mv 2236-3459
001119012
url http://hdl.handle.net/10183/216181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista História da Educação. Porto Alegre: Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Vol. 24 (2020), p. 1-30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216181/2/001119012.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216181/1/001119012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dd56498d9515b886ca81ab1d8c7e07e
282e75bf919a9fc76047ea36ba2d5684
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225003284299776