EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto,Roberta Mendonça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592022000100411
Resumo: Resumo Mobilizado pelos questionamentos acerca dos interesses do Estado na implantação dos sistemas de ensino este artigo tem como objetivo percorrer por alguns fatos históricos da educação libertária e apresentar os tensionamentos em torno de sua organização no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Em seguida, analisamos os desdobramentos do pensamento libertário em certas práticas de educação contemporânea, dando destaque para as bases conceituais dessas experiências ancoradas no conceito de autogestão. Por fim, problematizamos os deslocamentos em torno do conceito de autogestão, conforme proposto pelo pensamento libertário, e examinamos as capturas em torno deste conceito exercidas pelo neoliberalismo e pelo conservadorismo religioso, expressas nas propostas do homeschooling e um prolongamento deste pensamento conservador que é o projeto de lei Escola Sem Partido e todo o movimento político e social que insiste na regulamentação dessa modalidade de ensino no Brasil.
id ANPUH-RS-1_96ce02deafc91e79b314030dd05181a7
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592022000100411
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLINGeducação libertáriaautogestãoneoliberalismohomeschoolingescola sem partidoResumo Mobilizado pelos questionamentos acerca dos interesses do Estado na implantação dos sistemas de ensino este artigo tem como objetivo percorrer por alguns fatos históricos da educação libertária e apresentar os tensionamentos em torno de sua organização no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Em seguida, analisamos os desdobramentos do pensamento libertário em certas práticas de educação contemporânea, dando destaque para as bases conceituais dessas experiências ancoradas no conceito de autogestão. Por fim, problematizamos os deslocamentos em torno do conceito de autogestão, conforme proposto pelo pensamento libertário, e examinamos as capturas em torno deste conceito exercidas pelo neoliberalismo e pelo conservadorismo religioso, expressas nas propostas do homeschooling e um prolongamento deste pensamento conservador que é o projeto de lei Escola Sem Partido e todo o movimento político e social que insiste na regulamentação dessa modalidade de ensino no Brasil.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592022000100411História da Educação v.26 2022reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/113824info:eu-repo/semantics/openAccessPorto,Roberta Mendonçapor2022-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592022000100411Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2022-12-02T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING
title EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING
spellingShingle EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING
Porto,Roberta Mendonça
educação libertária
autogestão
neoliberalismo
homeschooling
escola sem partido
title_short EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING
title_full EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING
title_fullStr EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING
title_sort EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING
author Porto,Roberta Mendonça
author_facet Porto,Roberta Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto,Roberta Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv educação libertária
autogestão
neoliberalismo
homeschooling
escola sem partido
topic educação libertária
autogestão
neoliberalismo
homeschooling
escola sem partido
description Resumo Mobilizado pelos questionamentos acerca dos interesses do Estado na implantação dos sistemas de ensino este artigo tem como objetivo percorrer por alguns fatos históricos da educação libertária e apresentar os tensionamentos em torno de sua organização no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Em seguida, analisamos os desdobramentos do pensamento libertário em certas práticas de educação contemporânea, dando destaque para as bases conceituais dessas experiências ancoradas no conceito de autogestão. Por fim, problematizamos os deslocamentos em torno do conceito de autogestão, conforme proposto pelo pensamento libertário, e examinamos as capturas em torno deste conceito exercidas pelo neoliberalismo e pelo conservadorismo religioso, expressas nas propostas do homeschooling e um prolongamento deste pensamento conservador que é o projeto de lei Escola Sem Partido e todo o movimento político e social que insiste na regulamentação dessa modalidade de ensino no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592022000100411
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592022000100411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/113824
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.26 2022
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092932468736