Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Maria João de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brás,José Viegas, Gonçalves,Maria Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000200131
Resumo: Compreender a educação passa, inevitavelmente, por pensarmos todos aqueles que contribuíram para a renovação das práticas pedagógicas. Conhecer cada um dos protagonistas é compreender toda a educação a partir dos obstáculos que cada um teve que ultrapassar. Com este artigo pretendemos compreender o contributo da obra de António Sérgio para a renovação da educação na primeira metade do século 20 em Portugal. Como fontes utilizámos conferências, cartas, textos doutrinários e ensaios. Os descritores que utilizámos na análise foram crítica à pedagogia tradicional, pedagogia qualitativa, self-government e a escola-município, ensino infantil e primário. Em conclusão, o autor foi um forte opositor ao ensino tradicional e impulsionador de uma educaçao baseada noself-government.
id ANPUH-RS-1_a46cc846b4cea94f87754c8e0df45cbc
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592015000200131
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António SérgioAntónio Sérgioself-governmentpedagogiarenovação do ensinoCompreender a educação passa, inevitavelmente, por pensarmos todos aqueles que contribuíram para a renovação das práticas pedagógicas. Conhecer cada um dos protagonistas é compreender toda a educação a partir dos obstáculos que cada um teve que ultrapassar. Com este artigo pretendemos compreender o contributo da obra de António Sérgio para a renovação da educação na primeira metade do século 20 em Portugal. Como fontes utilizámos conferências, cartas, textos doutrinários e ensaios. Os descritores que utilizámos na análise foram crítica à pedagogia tradicional, pedagogia qualitativa, self-government e a escola-município, ensino infantil e primário. Em conclusão, o autor foi um forte opositor ao ensino tradicional e impulsionador de uma educaçao baseada noself-government.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000200131História da Educação v.19 n.46 2015reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/51249info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Maria João deBrás,José ViegasGonçalves,Maria Nevespor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592015000200131Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2015-11-24T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio
title Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio
spellingShingle Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio
Carvalho,Maria João de
António Sérgio
self-government
pedagogia
renovação do ensino
title_short Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio
title_full Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio
title_fullStr Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio
title_full_unstemmed Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio
title_sort Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio
author Carvalho,Maria João de
author_facet Carvalho,Maria João de
Brás,José Viegas
Gonçalves,Maria Neves
author_role author
author2 Brás,José Viegas
Gonçalves,Maria Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Maria João de
Brás,José Viegas
Gonçalves,Maria Neves
dc.subject.por.fl_str_mv António Sérgio
self-government
pedagogia
renovação do ensino
topic António Sérgio
self-government
pedagogia
renovação do ensino
description Compreender a educação passa, inevitavelmente, por pensarmos todos aqueles que contribuíram para a renovação das práticas pedagógicas. Conhecer cada um dos protagonistas é compreender toda a educação a partir dos obstáculos que cada um teve que ultrapassar. Com este artigo pretendemos compreender o contributo da obra de António Sérgio para a renovação da educação na primeira metade do século 20 em Portugal. Como fontes utilizámos conferências, cartas, textos doutrinários e ensaios. Os descritores que utilizámos na análise foram crítica à pedagogia tradicional, pedagogia qualitativa, self-government e a escola-município, ensino infantil e primário. Em conclusão, o autor foi um forte opositor ao ensino tradicional e impulsionador de uma educaçao baseada noself-government.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000200131
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000200131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/51249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.19 n.46 2015
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091793715200