PENSÕES E ENXOVAIS: INVESTIMENTOS FAMILIARES COM A INSTRUÇÃO EM INTERNATOS NA CORTE IMPERIAL DO RIO DE JANEIRO (SÉCULO XIX)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100423 |
Resumo: | RESUMO Este artigo é uma abordagem histórica a respeito dos investimentos de famílias para o ingresso e estada de seus filhos e filhas nos internatos particulares da Corte Imperial do Rio de Janeiro (XIX). A educação dispensada nos internatos constituía-se em privilégio de classes ou de posições sociais de famílias abastadas, segmentos que podiam fazer face aos dispêndios do internato. O investimento das famílias com o internamento de seus filhos correspondia principalmente ao pagamento da mensalidade ou pensão (alimentação e alojamento), preparação do enxoval e pagamento pelo uso de utensílios do internato. O investimento com a educação nos internatos era uma estratégia de reprodução para as classes ricas e médias, de manutenção de posição social e das expectativas que depositavam nas futuras gerações. |
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PENSÕES E ENXOVAIS: INVESTIMENTOS FAMILIARES COM A INSTRUÇÃO EM INTERNATOS NA CORTE IMPERIAL DO RIO DE JANEIRO (SÉCULO XIX)enxovaiseducaçãointernatoshistóriapensõesRESUMO Este artigo é uma abordagem histórica a respeito dos investimentos de famílias para o ingresso e estada de seus filhos e filhas nos internatos particulares da Corte Imperial do Rio de Janeiro (XIX). A educação dispensada nos internatos constituía-se em privilégio de classes ou de posições sociais de famílias abastadas, segmentos que podiam fazer face aos dispêndios do internato. O investimento das famílias com o internamento de seus filhos correspondia principalmente ao pagamento da mensalidade ou pensão (alimentação e alojamento), preparação do enxoval e pagamento pelo uso de utensílios do internato. O investimento com a educação nos internatos era uma estratégia de reprodução para as classes ricas e médias, de manutenção de posição social e das expectativas que depositavam nas futuras gerações.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100423História da Educação v.23 2019reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/81016info:eu-repo/semantics/openAccessConceição,Joaquim Tavares dapor2019-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592019000100423Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2019-09-23T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
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