FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000300109 |
Resumo: | ResumoNeste artigo discutem-se possíveis usos e funções da imprensa de variedades ao destacar o potencial pedagógico da fotografia, considerada um signo discursivo de estatuto próprio que não deve ser desvinculado dos signos textuais. Sua contribuição problematiza os estudos em história da educação, sugerindo caminhos teóricos e metodológicos a partir de bibliografia produzida no campo das ciências humanas e da análise do discurso. Tem como exemplo específico aRevista do Globo, periódico quinzenal sul-rio-grandense, com ênfase à década de 1930. Por fim, reivindica o estudo da imprensa de variedade como uma das muitas possibilidades de se estudar as instituições e as práticas escolares, mas também ela própria como um dispositivo educativo ora de referência, ora referencial. |
id |
ANPUH-RS-1_ad3fa7cb366ca00332e713180caf5fb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592015000300109 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTAfotografiaeducaçãoimprensadiscursopedagogia de revistaResumoNeste artigo discutem-se possíveis usos e funções da imprensa de variedades ao destacar o potencial pedagógico da fotografia, considerada um signo discursivo de estatuto próprio que não deve ser desvinculado dos signos textuais. Sua contribuição problematiza os estudos em história da educação, sugerindo caminhos teóricos e metodológicos a partir de bibliografia produzida no campo das ciências humanas e da análise do discurso. Tem como exemplo específico aRevista do Globo, periódico quinzenal sul-rio-grandense, com ênfase à década de 1930. Por fim, reivindica o estudo da imprensa de variedade como uma das muitas possibilidades de se estudar as instituições e as práticas escolares, mas também ela própria como um dispositivo educativo ora de referência, ora referencial.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000300109História da Educação v.19 n.47 2015reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/47454info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Júnior,Cláudio de Sápor2015-10-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592015000300109Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2015-10-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA |
title |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA |
spellingShingle |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA Machado Júnior,Cláudio de Sá fotografia educação imprensa discurso pedagogia de revista |
title_short |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA |
title_full |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA |
title_fullStr |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA |
title_full_unstemmed |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA |
title_sort |
FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA |
author |
Machado Júnior,Cláudio de Sá |
author_facet |
Machado Júnior,Cláudio de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Júnior,Cláudio de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia educação imprensa discurso pedagogia de revista |
topic |
fotografia educação imprensa discurso pedagogia de revista |
description |
ResumoNeste artigo discutem-se possíveis usos e funções da imprensa de variedades ao destacar o potencial pedagógico da fotografia, considerada um signo discursivo de estatuto próprio que não deve ser desvinculado dos signos textuais. Sua contribuição problematiza os estudos em história da educação, sugerindo caminhos teóricos e metodológicos a partir de bibliografia produzida no campo das ciências humanas e da análise do discurso. Tem como exemplo específico aRevista do Globo, periódico quinzenal sul-rio-grandense, com ênfase à década de 1930. Por fim, reivindica o estudo da imprensa de variedade como uma das muitas possibilidades de se estudar as instituições e as práticas escolares, mas também ela própria como um dispositivo educativo ora de referência, ora referencial. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000300109 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000300109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/47454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.19 n.47 2015 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209091806298112 |