A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15108 |
Resumo: | Por mais consciência que o fotógrafo tenha da necessidade de ser objetivo e de retratar a verdade do acontecimento, pessoa ou lugar, a fotografia de imprensa é sempre a perspetiva de alguém que escolhe fragmentos da realidade para reportar ou documentar uma notícia. Apesar de ser um ato seletivo, onde interfere as experiências individuais do seu autor, a fotografia usufrui da condição de verosimilhança. O observador, com um olhar ingénuo e sem adotar uma atitude crítica perante a mimese do real, recebe a imagem como sendo a prova irrefutável de um momento que o texto não consegue autentificar. Descobrir a ontologia da fotografia documental e fotojornalística no contexto da imprensa portuguesa, que papel lhe tem sido atribuído e como é que os fotógrafos veem o próprio ato fotográfico são algumas das reflexões presentes nestas páginas. Acima de tudo, este livro revela se a confiança que o público deposita na imagem jornalística lhe é merecida. |
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