Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300006 |
Resumo: | O presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola. |
id |
ANPUH-RS-1_d648fb104af712fb7c746c4a21fd195a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592013000300006 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)museu escolarmuseu pedagógicoobjetos escolaresespaço escolarO presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300006História da Educação v.17 n.41 2013reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/S2236-34592013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessPetry,Marilia GabrielaSilva,Vera Lucia Gaspar dapor2013-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592013000300006Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2013-10-02T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) |
title |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) |
spellingShingle |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) Petry,Marilia Gabriela museu escolar museu pedagógico objetos escolares espaço escolar |
title_short |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) |
title_full |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) |
title_fullStr |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) |
title_full_unstemmed |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) |
title_sort |
Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20) |
author |
Petry,Marilia Gabriela |
author_facet |
Petry,Marilia Gabriela Silva,Vera Lucia Gaspar da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Vera Lucia Gaspar da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petry,Marilia Gabriela Silva,Vera Lucia Gaspar da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
museu escolar museu pedagógico objetos escolares espaço escolar |
topic |
museu escolar museu pedagógico objetos escolares espaço escolar |
description |
O presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2236-34592013000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.17 n.41 2013 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209091455025152 |