Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry,Marilia Gabriela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva,Vera Lucia Gaspar da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300006
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola.
id ANPUH-RS-1_d648fb104af712fb7c746c4a21fd195a
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592013000300006
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)museu escolarmuseu pedagógicoobjetos escolaresespaço escolarO presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300006História da Educação v.17 n.41 2013reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/S2236-34592013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessPetry,Marilia GabrielaSilva,Vera Lucia Gaspar dapor2013-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592013000300006Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2013-10-02T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
title Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
spellingShingle Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
Petry,Marilia Gabriela
museu escolar
museu pedagógico
objetos escolares
espaço escolar
title_short Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
title_full Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
title_fullStr Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
title_full_unstemmed Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
title_sort Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)
author Petry,Marilia Gabriela
author_facet Petry,Marilia Gabriela
Silva,Vera Lucia Gaspar da
author_role author
author2 Silva,Vera Lucia Gaspar da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry,Marilia Gabriela
Silva,Vera Lucia Gaspar da
dc.subject.por.fl_str_mv museu escolar
museu pedagógico
objetos escolares
espaço escolar
topic museu escolar
museu pedagógico
objetos escolares
espaço escolar
description O presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2236-34592013000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.17 n.41 2013
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091455025152