Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100414 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é analisar 55 cadernos de usos não escolares. Tais artefatos foram considerados a partir dos seus conteúdos e receberam 10 diferentes classificações. Como contribuição para o campo da História da Educação, entende-se que os usos dos cadernos com finalidades não escolares abordam uma multiplicidade de registros, tais como, contar o dia, registrar contas, preservar memórias, descrever receitas, entre outras, tornando-se, portanto, um patrimônio do escrito. |
id |
ANPUH-RS-1_df1aea75dd14f2adf822938ba2fe035e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592020000100414 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escritaHistória da Educaçãocultura escritapatrimônio do escritocadernos de usos não escolaresResumo O objetivo deste artigo é analisar 55 cadernos de usos não escolares. Tais artefatos foram considerados a partir dos seus conteúdos e receberam 10 diferentes classificações. Como contribuição para o campo da História da Educação, entende-se que os usos dos cadernos com finalidades não escolares abordam uma multiplicidade de registros, tais como, contar o dia, registrar contas, preservar memórias, descrever receitas, entre outras, tornando-se, portanto, um patrimônio do escrito.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100414História da Educação v.24 2020reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/99000info:eu-repo/semantics/openAccessThies,Vania Grimpor2020-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592020000100414Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2020-04-07T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita |
title |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita |
spellingShingle |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita Thies,Vania Grim História da Educação cultura escrita patrimônio do escrito cadernos de usos não escolares |
title_short |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita |
title_full |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita |
title_fullStr |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita |
title_full_unstemmed |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita |
title_sort |
Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita |
author |
Thies,Vania Grim |
author_facet |
Thies,Vania Grim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thies,Vania Grim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação cultura escrita patrimônio do escrito cadernos de usos não escolares |
topic |
História da Educação cultura escrita patrimônio do escrito cadernos de usos não escolares |
description |
Resumo O objetivo deste artigo é analisar 55 cadernos de usos não escolares. Tais artefatos foram considerados a partir dos seus conteúdos e receberam 10 diferentes classificações. Como contribuição para o campo da História da Educação, entende-se que os usos dos cadernos com finalidades não escolares abordam uma multiplicidade de registros, tais como, contar o dia, registrar contas, preservar memórias, descrever receitas, entre outras, tornando-se, portanto, um patrimônio do escrito. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100414 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/99000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.24 2020 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209092709122048 |