Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thies,Vania Grim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100414
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é analisar 55 cadernos de usos não escolares. Tais artefatos foram considerados a partir dos seus conteúdos e receberam 10 diferentes classificações. Como contribuição para o campo da História da Educação, entende-se que os usos dos cadernos com finalidades não escolares abordam uma multiplicidade de registros, tais como, contar o dia, registrar contas, preservar memórias, descrever receitas, entre outras, tornando-se, portanto, um patrimônio do escrito.
id ANPUH-RS-1_df1aea75dd14f2adf822938ba2fe035e
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592020000100414
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escritaHistória da Educaçãocultura escritapatrimônio do escritocadernos de usos não escolaresResumo O objetivo deste artigo é analisar 55 cadernos de usos não escolares. Tais artefatos foram considerados a partir dos seus conteúdos e receberam 10 diferentes classificações. Como contribuição para o campo da História da Educação, entende-se que os usos dos cadernos com finalidades não escolares abordam uma multiplicidade de registros, tais como, contar o dia, registrar contas, preservar memórias, descrever receitas, entre outras, tornando-se, portanto, um patrimônio do escrito.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100414História da Educação v.24 2020reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/99000info:eu-repo/semantics/openAccessThies,Vania Grimpor2020-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592020000100414Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2020-04-07T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
title Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
spellingShingle Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
Thies,Vania Grim
História da Educação
cultura escrita
patrimônio do escrito
cadernos de usos não escolares
title_short Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
title_full Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
title_fullStr Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
title_full_unstemmed Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
title_sort Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita
author Thies,Vania Grim
author_facet Thies,Vania Grim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thies,Vania Grim
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
cultura escrita
patrimônio do escrito
cadernos de usos não escolares
topic História da Educação
cultura escrita
patrimônio do escrito
cadernos de usos não escolares
description Resumo O objetivo deste artigo é analisar 55 cadernos de usos não escolares. Tais artefatos foram considerados a partir dos seus conteúdos e receberam 10 diferentes classificações. Como contribuição para o campo da História da Educação, entende-se que os usos dos cadernos com finalidades não escolares abordam uma multiplicidade de registros, tais como, contar o dia, registrar contas, preservar memórias, descrever receitas, entre outras, tornando-se, portanto, um patrimônio do escrito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100414
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/99000
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.24 2020
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209092709122048