Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberta Barbosa dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67894
Resumo: Esta pesquisa está amparada pelos pressupostos teóricos da História Cultural, em especial, da Cultura Escrita, e visa analisar as práticas de escrita de uma criança de oito anos, aluna em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Zona Sul de Porto Alegre. Buscando inspiração nos postulados de autores como Roger Chartier e Jean Hébrard, o estudo se apoia no conceito das escrituras ordinárias (Hébrard, 2001), que estão relacionadas às práticas de escrita de cunho não escolar. Através da análise destas escritas, presentes em um caderno e em algumas folhas avulsas, produzidas no primeiro semestre de 2012 durante o Estágio Curricular Docente, buscou-se interpretar os sentidos atribuídos pela aluna às suas produções. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de estudo de caso e análise documental, utilizando-se da entrevista como instrumento fundamental a fim de se recuperar o contexto em que tais práticas se constituíram. Foram analisados três elementos que constituem uma relação triangular para Chartier (1992): os diferentes suportes utilizados para a escrita, as práticas e os textos produzidos. Como resultados deste estudo, constataram-se diferentes tipos de escrita realizados pela criança: escritas com influências escolares, escritas de cartas e escritas de si, evidenciando o fato de que suas produções representam ora reproduções, ora escapismos da cultura escolar.
id UFRGS-2_fee3f67df68bf03b918cbeded5f1f67e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67894
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Roberta Barbosa dosPiccoli, Luciana2013-03-21T01:43:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/67894000873839Esta pesquisa está amparada pelos pressupostos teóricos da História Cultural, em especial, da Cultura Escrita, e visa analisar as práticas de escrita de uma criança de oito anos, aluna em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Zona Sul de Porto Alegre. Buscando inspiração nos postulados de autores como Roger Chartier e Jean Hébrard, o estudo se apoia no conceito das escrituras ordinárias (Hébrard, 2001), que estão relacionadas às práticas de escrita de cunho não escolar. Através da análise destas escritas, presentes em um caderno e em algumas folhas avulsas, produzidas no primeiro semestre de 2012 durante o Estágio Curricular Docente, buscou-se interpretar os sentidos atribuídos pela aluna às suas produções. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de estudo de caso e análise documental, utilizando-se da entrevista como instrumento fundamental a fim de se recuperar o contexto em que tais práticas se constituíram. Foram analisados três elementos que constituem uma relação triangular para Chartier (1992): os diferentes suportes utilizados para a escrita, as práticas e os textos produzidos. Como resultados deste estudo, constataram-se diferentes tipos de escrita realizados pela criança: escritas com influências escolares, escritas de cartas e escritas de si, evidenciando o fato de que suas produções representam ora reproduções, ora escapismos da cultura escolar.application/pdfporEscritaCaderno de classeCaderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escreventeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873839.pdf000873839.pdfTexto completoapplication/pdf1926961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67894/1/000873839.pdf98962560a6124147ddbcff49d7446ac8MD51TEXT000873839.pdf.txt000873839.pdf.txtExtracted Texttext/plain60153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67894/2/000873839.pdf.txtc636da4ad590fb84b3bc7f9aba9a1e00MD52THUMBNAIL000873839.pdf.jpg000873839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67894/3/000873839.pdf.jpg9e9cee88edd3e10b77c1b7aa8adf22d4MD5310183/678942018-10-15 07:52:50.183oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67894Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
title Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
spellingShingle Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
Santos, Roberta Barbosa dos
Escrita
Caderno de classe
title_short Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
title_full Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
title_fullStr Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
title_full_unstemmed Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
title_sort Caderno, para que te quero? : práticas de escrita não institucionalizadas de uma pequena escrevente
author Santos, Roberta Barbosa dos
author_facet Santos, Roberta Barbosa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Roberta Barbosa dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Caderno de classe
topic Escrita
Caderno de classe
description Esta pesquisa está amparada pelos pressupostos teóricos da História Cultural, em especial, da Cultura Escrita, e visa analisar as práticas de escrita de uma criança de oito anos, aluna em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Zona Sul de Porto Alegre. Buscando inspiração nos postulados de autores como Roger Chartier e Jean Hébrard, o estudo se apoia no conceito das escrituras ordinárias (Hébrard, 2001), que estão relacionadas às práticas de escrita de cunho não escolar. Através da análise destas escritas, presentes em um caderno e em algumas folhas avulsas, produzidas no primeiro semestre de 2012 durante o Estágio Curricular Docente, buscou-se interpretar os sentidos atribuídos pela aluna às suas produções. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de estudo de caso e análise documental, utilizando-se da entrevista como instrumento fundamental a fim de se recuperar o contexto em que tais práticas se constituíram. Foram analisados três elementos que constituem uma relação triangular para Chartier (1992): os diferentes suportes utilizados para a escrita, as práticas e os textos produzidos. Como resultados deste estudo, constataram-se diferentes tipos de escrita realizados pela criança: escritas com influências escolares, escritas de cartas e escritas de si, evidenciando o fato de que suas produções representam ora reproduções, ora escapismos da cultura escolar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:43:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67894
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873839
url http://hdl.handle.net/10183/67894
identifier_str_mv 000873839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67894/1/000873839.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67894/2/000873839.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67894/3/000873839.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 98962560a6124147ddbcff49d7446ac8
c636da4ad590fb84b3bc7f9aba9a1e00
9e9cee88edd3e10b77c1b7aa8adf22d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447101923917824