UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE UBERABA-MG (1964-1968)
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Data de Publicação: | 2017 |
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Resumo: | Resumo O estudo objetiva compreender o processo de implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM-Uberaba), atentando-se para as conjunturas militares, políticas e religiosas das quais o Brasil era palco e, mais especificamente, o Estado de Minas Gerais e a cidade de Uberaba. O recorte temporal compreendeu o período de 1964 a 1968, que corresponde à abertura do colégio, em salas emprestadas do Grupo Escolar Uberaba, e à inauguração do prédio novo. Para tanto, foram utilizadas fontes documentais da época, como legislação, jornal, fotografias e documentos militares. Os resultados mostraram uma preocupação das autoridades civis-militares em difundir os valores militares para além dos quartéis, num período em que o autoritarismo militar vinha ganhando força no Brasil. |
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UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE UBERABA-MG (1964-1968)Colégio Tiradentes da Polícia Militar-Uberaba (CTPM-Uberaba)ditadura militarmilitarismoResumo O estudo objetiva compreender o processo de implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM-Uberaba), atentando-se para as conjunturas militares, políticas e religiosas das quais o Brasil era palco e, mais especificamente, o Estado de Minas Gerais e a cidade de Uberaba. O recorte temporal compreendeu o período de 1964 a 1968, que corresponde à abertura do colégio, em salas emprestadas do Grupo Escolar Uberaba, e à inauguração do prédio novo. Para tanto, foram utilizadas fontes documentais da época, como legislação, jornal, fotografias e documentos militares. Os resultados mostraram uma preocupação das autoridades civis-militares em difundir os valores militares para além dos quartéis, num período em que o autoritarismo militar vinha ganhando força no Brasil.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000200214História da Educação v.21 n.52 2017reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/59894info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Anelise Martinelli BorgesBarbosa,Raquel Lazzari Leitepor2017-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592017000200214Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2017-06-23T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
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