O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ricardo Alexandre
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
Texto Completo: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755
Resumo: Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica.  
id ANPUR-1_1cb632037696e0dc614ba8feaadd610b
oai_identifier_str oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4755
network_acronym_str ANPUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository_id_str
spelling O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicosícones urbanos e arquitetônicosturismoarquiteturaintervenção urbanaplacemarketingimagem turística.Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica.  ANPUR2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordimage/tiffhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/475510.22296/2317-1529.2014v16n1p107Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 107Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 1072317-15291517-411510.22296/2317-1529.2014v16n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4622https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4954https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4955https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4956Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Ricardo Alexandre2017-10-02T12:51:36Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4755Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T12:51:36Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false
dc.title.none.fl_str_mv O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
title O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
spellingShingle O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
Paiva, Ricardo Alexandre
ícones urbanos e arquitetônicos
turismo
arquitetura
intervenção urbana
placemarketing
imagem turística.
title_short O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
title_full O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
title_fullStr O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
title_full_unstemmed O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
title_sort O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
author Paiva, Ricardo Alexandre
author_facet Paiva, Ricardo Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Ricardo Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv ícones urbanos e arquitetônicos
turismo
arquitetura
intervenção urbana
placemarketing
imagem turística.
topic ícones urbanos e arquitetônicos
turismo
arquitetura
intervenção urbana
placemarketing
imagem turística.
description Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755
10.22296/2317-1529.2014v16n1p107
url https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755
identifier_str_mv 10.22296/2317-1529.2014v16n1p107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4622
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4954
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4955
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
image/tiff
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPUR
publisher.none.fl_str_mv ANPUR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 107
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 107
2317-1529
1517-4115
10.22296/2317-1529.2014v16n1p
reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron:ANPUR
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron_str ANPUR
institution ANPUR
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
repository.mail.fl_str_mv revista@anpur.org.br
_version_ 1797675720190722048