O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
Texto Completo: | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755 |
Resumo: | Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica. |
id |
ANPUR-1_1cb632037696e0dc614ba8feaadd610b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4755 |
network_acronym_str |
ANPUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicosícones urbanos e arquitetônicosturismoarquiteturaintervenção urbanaplacemarketingimagem turística.Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica. ANPUR2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordimage/tiffhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/475510.22296/2317-1529.2014v16n1p107Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 107Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 1072317-15291517-411510.22296/2317-1529.2014v16n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4622https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4954https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4955https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4956Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Ricardo Alexandre2017-10-02T12:51:36Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/4755Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T12:51:36Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos |
title |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos |
spellingShingle |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos Paiva, Ricardo Alexandre ícones urbanos e arquitetônicos turismo arquitetura intervenção urbana placemarketing imagem turística. |
title_short |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos |
title_full |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos |
title_fullStr |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos |
title_full_unstemmed |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos |
title_sort |
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos |
author |
Paiva, Ricardo Alexandre |
author_facet |
Paiva, Ricardo Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Ricardo Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ícones urbanos e arquitetônicos turismo arquitetura intervenção urbana placemarketing imagem turística. |
topic |
ícones urbanos e arquitetônicos turismo arquitetura intervenção urbana placemarketing imagem turística. |
description |
Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755 10.22296/2317-1529.2014v16n1p107 |
url |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755 |
identifier_str_mv |
10.22296/2317-1529.2014v16n1p107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4622 https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4954 https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4955 https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword image/tiff |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 16 No. 1 (2014): maio; 107 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 16 n. 1 (2014): maio; 107 2317-1529 1517-4115 10.22296/2317-1529.2014v16n1p reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) instacron:ANPUR |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
instacron_str |
ANPUR |
institution |
ANPUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@anpur.org.br |
_version_ |
1797675720190722048 |