Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
Texto Completo: | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/153 |
Resumo: | Esse artigo analisa o atual projeto demiúrgico do shopping center a partir da história da sociedade de consumo, desde as práticas da flânerie na Paris do século XIX. Das suas origens nas lojas de departamento européias e sua rápida proliferação pelos Estados Unidos do pós-guerra, o shopping center é apreendido como “templo” onde ocorre uma entronização da mercadoria. Mais que um espaço para compras, tem se tornado um local de lazer reificado, do desejo de participar de um mundo de sonhos vendidos pela publicidade. É um local que exclui dele aqueles que não podem consumir e que também exclui, na sua lógica privada, a cidadania, o espaço público, a cidade e sua história. |
id |
ANPUR-1_588bd345ed912def3641fea9ada97273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/153 |
network_acronym_str |
ANPUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping centerconsumopublicidadeshopping centerlazerespaço públicoespaço privado.Esse artigo analisa o atual projeto demiúrgico do shopping center a partir da história da sociedade de consumo, desde as práticas da flânerie na Paris do século XIX. Das suas origens nas lojas de departamento européias e sua rápida proliferação pelos Estados Unidos do pós-guerra, o shopping center é apreendido como “templo” onde ocorre uma entronização da mercadoria. Mais que um espaço para compras, tem se tornado um local de lazer reificado, do desejo de participar de um mundo de sonhos vendidos pela publicidade. É um local que exclui dele aqueles que não podem consumir e que também exclui, na sua lógica privada, a cidadania, o espaço público, a cidade e sua história. ANPUR2006-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/15310.22296/2317-1529.2006v8n1p45Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 8 No. 1 (2006): maio; 45Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 8 n. 1 (2006): maio; 452317-15291517-411510.22296/2317-1529.2006v8n1preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/153/137Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Valquíria2017-10-02T02:28:03Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/153Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T02:28:03Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center |
title |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center |
spellingShingle |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center Padilha, Valquíria consumo publicidade shopping center lazer espaço público espaço privado. |
title_short |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center |
title_full |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center |
title_fullStr |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center |
title_full_unstemmed |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center |
title_sort |
Da flânerie ao projeto demiúrgico do shopping center |
author |
Padilha, Valquíria |
author_facet |
Padilha, Valquíria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Valquíria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo publicidade shopping center lazer espaço público espaço privado. |
topic |
consumo publicidade shopping center lazer espaço público espaço privado. |
description |
Esse artigo analisa o atual projeto demiúrgico do shopping center a partir da história da sociedade de consumo, desde as práticas da flânerie na Paris do século XIX. Das suas origens nas lojas de departamento européias e sua rápida proliferação pelos Estados Unidos do pós-guerra, o shopping center é apreendido como “templo” onde ocorre uma entronização da mercadoria. Mais que um espaço para compras, tem se tornado um local de lazer reificado, do desejo de participar de um mundo de sonhos vendidos pela publicidade. É um local que exclui dele aqueles que não podem consumir e que também exclui, na sua lógica privada, a cidadania, o espaço público, a cidade e sua história. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/153 10.22296/2317-1529.2006v8n1p45 |
url |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/153 |
identifier_str_mv |
10.22296/2317-1529.2006v8n1p45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/153/137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 8 No. 1 (2006): maio; 45 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 8 n. 1 (2006): maio; 45 2317-1529 1517-4115 10.22296/2317-1529.2006v8n1p reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) instacron:ANPUR |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
instacron_str |
ANPUR |
institution |
ANPUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@anpur.org.br |
_version_ |
1797675719248052224 |