Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckert,Natalia Hauenstein
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brandli,Luciana Londero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000200323
Resumo: Resumo O acelerado e crescente processo de urbanização observado na história recente acarretou o declínio das inter-relações homem e natureza. A população vem se distanciando do convívio com as áreas naturais, devido à perda de opções desses espaços em detrimento da expansão das cidades. O objetivo deste artigo é investigar, a partir das preferências de jovens em uma cidade do sul do Brasil, as tendências de uso de espaços naturais, as características desses locais e as atividades usualmente neles realizadas pelos usuários. Para isso, utiliza-se a plataforma do Greenmapper, uma ferramenta online de georreferenciamento que analisa o elo entre os usuários e as áreas verdes em quatro níveis: bairro (vizinhança), cidade (região), país e mundo. Os resultados do estudo indicam que os usuários optam por frequentar espaços verdes urbanos devido ao bem-estar e ao elo afetivo proporcionados, independentemente da infraestrutura que possuem, pois as caminhadas e os passeios são as principais atividades realizadas. Esse reconhecimento permite uma compreensão das necessidades e da distribuição das áreas naturais das cidades sustentáveis do futuro, para que estejam ligadas às áreas naturais como um diferencial de preservação e de valorização.
id ANTAC-1_2d92cf62c8edf60636ebf9439d3c061f
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212020000200323
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usosMapeamento participativoPolítica ambientalSustentabilidadeResumo O acelerado e crescente processo de urbanização observado na história recente acarretou o declínio das inter-relações homem e natureza. A população vem se distanciando do convívio com as áreas naturais, devido à perda de opções desses espaços em detrimento da expansão das cidades. O objetivo deste artigo é investigar, a partir das preferências de jovens em uma cidade do sul do Brasil, as tendências de uso de espaços naturais, as características desses locais e as atividades usualmente neles realizadas pelos usuários. Para isso, utiliza-se a plataforma do Greenmapper, uma ferramenta online de georreferenciamento que analisa o elo entre os usuários e as áreas verdes em quatro níveis: bairro (vizinhança), cidade (região), país e mundo. Os resultados do estudo indicam que os usuários optam por frequentar espaços verdes urbanos devido ao bem-estar e ao elo afetivo proporcionados, independentemente da infraestrutura que possuem, pois as caminhadas e os passeios são as principais atividades realizadas. Esse reconhecimento permite uma compreensão das necessidades e da distribuição das áreas naturais das cidades sustentáveis do futuro, para que estejam ligadas às áreas naturais como um diferencial de preservação e de valorização.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000200323Ambiente Construído v.20 n.2 2020reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212020000200402info:eu-repo/semantics/openAccessEckert,Natalia HauensteinBrandli,Luciana Londeropor2020-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212020000200323Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-05-05T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos
title Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos
spellingShingle Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos
Eckert,Natalia Hauenstein
Mapeamento participativo
Política ambiental
Sustentabilidade
title_short Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos
title_full Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos
title_fullStr Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos
title_full_unstemmed Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos
title_sort Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos
author Eckert,Natalia Hauenstein
author_facet Eckert,Natalia Hauenstein
Brandli,Luciana Londero
author_role author
author2 Brandli,Luciana Londero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckert,Natalia Hauenstein
Brandli,Luciana Londero
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento participativo
Política ambiental
Sustentabilidade
topic Mapeamento participativo
Política ambiental
Sustentabilidade
description Resumo O acelerado e crescente processo de urbanização observado na história recente acarretou o declínio das inter-relações homem e natureza. A população vem se distanciando do convívio com as áreas naturais, devido à perda de opções desses espaços em detrimento da expansão das cidades. O objetivo deste artigo é investigar, a partir das preferências de jovens em uma cidade do sul do Brasil, as tendências de uso de espaços naturais, as características desses locais e as atividades usualmente neles realizadas pelos usuários. Para isso, utiliza-se a plataforma do Greenmapper, uma ferramenta online de georreferenciamento que analisa o elo entre os usuários e as áreas verdes em quatro níveis: bairro (vizinhança), cidade (região), país e mundo. Os resultados do estudo indicam que os usuários optam por frequentar espaços verdes urbanos devido ao bem-estar e ao elo afetivo proporcionados, independentemente da infraestrutura que possuem, pois as caminhadas e os passeios são as principais atividades realizadas. Esse reconhecimento permite uma compreensão das necessidades e da distribuição das áreas naturais das cidades sustentáveis do futuro, para que estejam ligadas às áreas naturais como um diferencial de preservação e de valorização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000200323
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000200323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212020000200402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.20 n.2 2020
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104470999040