Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Maíra Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Motamed,Ali, Scarazzato,Paulo Sergio, Scartezzini,Jean-Louis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000200129
Resumo: Resumo Dados de exposição do olho humano à luz podem auxiliar pesquisadores e profissionais de projeto a entenderem melhor o desempenho de edifícios, relativamente ao bem-estar e saúde de seus usuários. Entretanto, as tecnologias de detecção existentes para avaliar condições internas de iluminação a partir de um ponto de vista fixo e medir as quantidades luminosas não realizam um mapeamento das cenas visuais de modo semelhante ao olho humano. Visando contribuir com a superação desta lacuna, este artigo apresenta o "OcuLux", dispositivo vestível desenvolvido no Brasil, destinado a monitorar de modo contínuo a iluminância pupilar real em ambientes internos. O "OcuLux" foi calibrado e usado durante 7 dias em novembro de 2016 no Solar Energy and Building Physics Laboratory (LESO-PB) no campus da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) em Lausanne (Suíça), sob céus parcialmente encoberto e encoberto para diagnosticar a dose de luz recebida por pessoa exercendo atividades típicas de escritório. Os resultados mostraram que não foi encontrada diferença significativa entre a dose de luz recebida pela manhã e durante a tarde. Embora o "OcuLux" apresente faixa de medição limitada, seu uso em uma situação real indicou que o mesmo é confiável para medições da iluminância pupilar.
id ANTAC-1_3d6af36c4181eaadb9b13cd9f3e920a3
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212019000200129
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilarConforto visualDispositivo de mediçãoDose de luzIluminância pupilarSaúdeResumo Dados de exposição do olho humano à luz podem auxiliar pesquisadores e profissionais de projeto a entenderem melhor o desempenho de edifícios, relativamente ao bem-estar e saúde de seus usuários. Entretanto, as tecnologias de detecção existentes para avaliar condições internas de iluminação a partir de um ponto de vista fixo e medir as quantidades luminosas não realizam um mapeamento das cenas visuais de modo semelhante ao olho humano. Visando contribuir com a superação desta lacuna, este artigo apresenta o "OcuLux", dispositivo vestível desenvolvido no Brasil, destinado a monitorar de modo contínuo a iluminância pupilar real em ambientes internos. O "OcuLux" foi calibrado e usado durante 7 dias em novembro de 2016 no Solar Energy and Building Physics Laboratory (LESO-PB) no campus da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) em Lausanne (Suíça), sob céus parcialmente encoberto e encoberto para diagnosticar a dose de luz recebida por pessoa exercendo atividades típicas de escritório. Os resultados mostraram que não foi encontrada diferença significativa entre a dose de luz recebida pela manhã e durante a tarde. Embora o "OcuLux" apresente faixa de medição limitada, seu uso em uma situação real indicou que o mesmo é confiável para medições da iluminância pupilar.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000200129Ambiente Construído v.19 n.2 2019reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212019000200312info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Maíra VieiraMotamed,AliScarazzato,Paulo SergioScartezzini,Jean-Louispor2019-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212019000200129Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2019-02-06T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar
title Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar
spellingShingle Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar
Dias,Maíra Vieira
Conforto visual
Dispositivo de medição
Dose de luz
Iluminância pupilar
Saúde
title_short Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar
title_full Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar
title_fullStr Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar
title_full_unstemmed Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar
title_sort Dispositivo vestível para medição da iluminância pupilar
author Dias,Maíra Vieira
author_facet Dias,Maíra Vieira
Motamed,Ali
Scarazzato,Paulo Sergio
Scartezzini,Jean-Louis
author_role author
author2 Motamed,Ali
Scarazzato,Paulo Sergio
Scartezzini,Jean-Louis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Maíra Vieira
Motamed,Ali
Scarazzato,Paulo Sergio
Scartezzini,Jean-Louis
dc.subject.por.fl_str_mv Conforto visual
Dispositivo de medição
Dose de luz
Iluminância pupilar
Saúde
topic Conforto visual
Dispositivo de medição
Dose de luz
Iluminância pupilar
Saúde
description Resumo Dados de exposição do olho humano à luz podem auxiliar pesquisadores e profissionais de projeto a entenderem melhor o desempenho de edifícios, relativamente ao bem-estar e saúde de seus usuários. Entretanto, as tecnologias de detecção existentes para avaliar condições internas de iluminação a partir de um ponto de vista fixo e medir as quantidades luminosas não realizam um mapeamento das cenas visuais de modo semelhante ao olho humano. Visando contribuir com a superação desta lacuna, este artigo apresenta o "OcuLux", dispositivo vestível desenvolvido no Brasil, destinado a monitorar de modo contínuo a iluminância pupilar real em ambientes internos. O "OcuLux" foi calibrado e usado durante 7 dias em novembro de 2016 no Solar Energy and Building Physics Laboratory (LESO-PB) no campus da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) em Lausanne (Suíça), sob céus parcialmente encoberto e encoberto para diagnosticar a dose de luz recebida por pessoa exercendo atividades típicas de escritório. Os resultados mostraram que não foi encontrada diferença significativa entre a dose de luz recebida pela manhã e durante a tarde. Embora o "OcuLux" apresente faixa de medição limitada, seu uso em uma situação real indicou que o mesmo é confiável para medições da iluminância pupilar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000200129
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000200129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212019000200312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.19 n.2 2019
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104076734464