AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL EM SALAS DE AULAS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO PUBLICA DE NOVA VENÉCIA-ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres, Tereza Cristina de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges, Raphael Melo, Bullerjahn, Águida Silva, Souza, Daniel Silva, Santos, Gabriel Balbino, Gonçalves, Hiago Fernando Vagmaker, Viana, Layla Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/344
Resumo: A iluminação adequada em ambientes escolares é fator importante para a saúde e o bom rendimento de alunos. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que avalia a iluminação artificial das salas de aula de uma escola da Rede Pública de ensino na cidade de Nova Venécia – ES, verificando sua adequação às normas vigentes de luminotécnica (ABNT NBR ISSO/CIE 8995-1:2013). A metodologia inclui realização de medições in loco com luxímetro digital e aplicação do método dos lumens. Os resultados obtidos permitem afirmar que nenhuma das 13 salas de aula analisadas está adequada para atividades de ensino noturno. Apesar da normatização, e já ter sido comprovada a importância da iluminação no ambiente escolar, a pesquisa demonstra que o problema ainda persiste nesta escola pública.
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