Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Paulo César Correia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alencar,Tatiana Frassy Falcão de, Silva,Natália Vieira da, Moraes,Karoline Alves de Melo, Angulo,Sérgio Cirelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000300031
Resumo: O concreto leve pode ser obtido pela substituição do agregado convencional por agregado de menor densidade, como a argila expandida, a qual apresenta também alta porosidade e absorção de água elevada. Essas propriedades se assemelham às dos agregados reciclados de resíduos de construção, o que os torna aptos para a obtenção de um concreto leve. Porém, os agregados reciclados diferem quanto a composição variável, menor resistência a esforços e à abrasão, e formato mais irregular. Assim, o artigo analisa como algumas propriedades dos agregados reciclados influenciam no comportamento do concreto leve nos estados fresco e endurecido. O estudo utilizou dois tipos de agregados reciclados, um oriundo de blocos vazados de concreto com EPS (ARBCE) e outro de blocos cerâmicos (ARBC), com o propósito de entender a variabilidade dos materiais caracterizando as composições desses agregados e verificar a viabilidade de aplicação deles na obtenção de concretos leves. Os agregados reciclados foram britados por dois diferentes equipamentos (moinho argamassadeira para o ARBC e britador de martelo para o ARBCE). Os agregados reciclados obtidos desses processos distintos apresentaram distribuição granulométrica e forma diferentes. Com ambos os agregados reciclados foi possível produzir concretos leves, ou seja, com massa específica abaixo de 2,00 g/cm³. As resistências à compressão aos 28 dias entre 9,0 e 13,0 MPa indicam uso em elementos sem função estrutural, mas aplicáveis em componentes construtivos de resistência moderada (p.ex. painéis e blocos).
id ANTAC-1_5709caffede11442a1b380267d88c839
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212015000300031
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Obtenção de concreto leve utilizando agregados recicladosConcreto leveAgregados recicladosPropriedades.O concreto leve pode ser obtido pela substituição do agregado convencional por agregado de menor densidade, como a argila expandida, a qual apresenta também alta porosidade e absorção de água elevada. Essas propriedades se assemelham às dos agregados reciclados de resíduos de construção, o que os torna aptos para a obtenção de um concreto leve. Porém, os agregados reciclados diferem quanto a composição variável, menor resistência a esforços e à abrasão, e formato mais irregular. Assim, o artigo analisa como algumas propriedades dos agregados reciclados influenciam no comportamento do concreto leve nos estados fresco e endurecido. O estudo utilizou dois tipos de agregados reciclados, um oriundo de blocos vazados de concreto com EPS (ARBCE) e outro de blocos cerâmicos (ARBC), com o propósito de entender a variabilidade dos materiais caracterizando as composições desses agregados e verificar a viabilidade de aplicação deles na obtenção de concretos leves. Os agregados reciclados foram britados por dois diferentes equipamentos (moinho argamassadeira para o ARBC e britador de martelo para o ARBCE). Os agregados reciclados obtidos desses processos distintos apresentaram distribuição granulométrica e forma diferentes. Com ambos os agregados reciclados foi possível produzir concretos leves, ou seja, com massa específica abaixo de 2,00 g/cm³. As resistências à compressão aos 28 dias entre 9,0 e 13,0 MPa indicam uso em elementos sem função estrutural, mas aplicáveis em componentes construtivos de resistência moderada (p.ex. painéis e blocos).Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000300031Ambiente Construído v.15 n.3 2015reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212015000300024info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Paulo César CorreiaAlencar,Tatiana Frassy Falcão deSilva,Natália Vieira daMoraes,Karoline Alves de MeloAngulo,Sérgio Cirellipor2015-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212015000300031Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2015-07-23T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados
title Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados
spellingShingle Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados
Gomes,Paulo César Correia
Concreto leve
Agregados reciclados
Propriedades.
title_short Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados
title_full Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados
title_fullStr Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados
title_full_unstemmed Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados
title_sort Obtenção de concreto leve utilizando agregados reciclados
author Gomes,Paulo César Correia
author_facet Gomes,Paulo César Correia
Alencar,Tatiana Frassy Falcão de
Silva,Natália Vieira da
Moraes,Karoline Alves de Melo
Angulo,Sérgio Cirelli
author_role author
author2 Alencar,Tatiana Frassy Falcão de
Silva,Natália Vieira da
Moraes,Karoline Alves de Melo
Angulo,Sérgio Cirelli
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Paulo César Correia
Alencar,Tatiana Frassy Falcão de
Silva,Natália Vieira da
Moraes,Karoline Alves de Melo
Angulo,Sérgio Cirelli
dc.subject.por.fl_str_mv Concreto leve
Agregados reciclados
Propriedades.
topic Concreto leve
Agregados reciclados
Propriedades.
description O concreto leve pode ser obtido pela substituição do agregado convencional por agregado de menor densidade, como a argila expandida, a qual apresenta também alta porosidade e absorção de água elevada. Essas propriedades se assemelham às dos agregados reciclados de resíduos de construção, o que os torna aptos para a obtenção de um concreto leve. Porém, os agregados reciclados diferem quanto a composição variável, menor resistência a esforços e à abrasão, e formato mais irregular. Assim, o artigo analisa como algumas propriedades dos agregados reciclados influenciam no comportamento do concreto leve nos estados fresco e endurecido. O estudo utilizou dois tipos de agregados reciclados, um oriundo de blocos vazados de concreto com EPS (ARBCE) e outro de blocos cerâmicos (ARBC), com o propósito de entender a variabilidade dos materiais caracterizando as composições desses agregados e verificar a viabilidade de aplicação deles na obtenção de concretos leves. Os agregados reciclados foram britados por dois diferentes equipamentos (moinho argamassadeira para o ARBC e britador de martelo para o ARBCE). Os agregados reciclados obtidos desses processos distintos apresentaram distribuição granulométrica e forma diferentes. Com ambos os agregados reciclados foi possível produzir concretos leves, ou seja, com massa específica abaixo de 2,00 g/cm³. As resistências à compressão aos 28 dias entre 9,0 e 13,0 MPa indicam uso em elementos sem função estrutural, mas aplicáveis em componentes construtivos de resistência moderada (p.ex. painéis e blocos).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000300031
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212015000300031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212015000300024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.15 n.3 2015
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209102850949120