Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller,Hyago Mauricio Bremm
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Monetti,Eliane, Marques Neto,José da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212022000100027
Resumo: Resumo A moradia estudantil foi discutida na literatura sob aspectos da preferência e satisfação residencial; fatores indutores de comportamento e demanda no mercado imobiliário; e variáveis influentes na escolha da moradia. Entretanto, escassos são os trabalhos que abordaram assuntos sobre empreendimentos destinados a estudantes, bem como os novos produtos do mercado imobiliário brasileiro, os empreendimentos denominados Student Housing (SH). Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para orientar o processo de desenvolvimento de empreendimentos SH. Para esse fim, o estudo propôs, inicialmente, comparar sete edifícios SH para investigar as principais características desse modelo. Tais informações, acrescentadas à revisão da literatura, permitiram explorar, por meio de um levantamento survey, a opinião de estudantes universitários sobre a importância de quatro requisitospreestabelecidos. Os resultados revelam que muitos atributos presentes nos edifícios SH não são considerados importantes ou são indiferentes do ponto de vista dos estudantes, o que demonstra custos adicionais e desnecessários para os investidores. Em contrapartida, o estudo identificou vários atributos valiosos para os usuários. Com base nisso, foram sugeridas doze diretrizes para orientar projetistas, incorporadores e investidores do mercado imobiliário estudantil no desenvolvimento de seus produtos.
id ANTAC-1_8a974ee3983e7b77ff9e382c6809d479
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212022000100027
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student HousingMoradia estudantilEstudante universitárioEmpreendimento de base imibiliáriaMercado imobiliárioServitizaçãoResumo A moradia estudantil foi discutida na literatura sob aspectos da preferência e satisfação residencial; fatores indutores de comportamento e demanda no mercado imobiliário; e variáveis influentes na escolha da moradia. Entretanto, escassos são os trabalhos que abordaram assuntos sobre empreendimentos destinados a estudantes, bem como os novos produtos do mercado imobiliário brasileiro, os empreendimentos denominados Student Housing (SH). Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para orientar o processo de desenvolvimento de empreendimentos SH. Para esse fim, o estudo propôs, inicialmente, comparar sete edifícios SH para investigar as principais características desse modelo. Tais informações, acrescentadas à revisão da literatura, permitiram explorar, por meio de um levantamento survey, a opinião de estudantes universitários sobre a importância de quatro requisitospreestabelecidos. Os resultados revelam que muitos atributos presentes nos edifícios SH não são considerados importantes ou são indiferentes do ponto de vista dos estudantes, o que demonstra custos adicionais e desnecessários para os investidores. Em contrapartida, o estudo identificou vários atributos valiosos para os usuários. Com base nisso, foram sugeridas doze diretrizes para orientar projetistas, incorporadores e investidores do mercado imobiliário estudantil no desenvolvimento de seus produtos.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212022000100027Ambiente Construído v.22 n.1 2022reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212022000100577info:eu-repo/semantics/openAccessMuller,Hyago Mauricio BremmMonetti,ElianeMarques Neto,José da Costapor2021-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212022000100027Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2021-10-28T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing
title Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing
spellingShingle Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing
Muller,Hyago Mauricio Bremm
Moradia estudantil
Estudante universitário
Empreendimento de base imibiliária
Mercado imobiliário
Servitização
title_short Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing
title_full Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing
title_fullStr Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing
title_full_unstemmed Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing
title_sort Diretrizes para o desenvolvimento de empreendimentos Student Housing
author Muller,Hyago Mauricio Bremm
author_facet Muller,Hyago Mauricio Bremm
Monetti,Eliane
Marques Neto,José da Costa
author_role author
author2 Monetti,Eliane
Marques Neto,José da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller,Hyago Mauricio Bremm
Monetti,Eliane
Marques Neto,José da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Moradia estudantil
Estudante universitário
Empreendimento de base imibiliária
Mercado imobiliário
Servitização
topic Moradia estudantil
Estudante universitário
Empreendimento de base imibiliária
Mercado imobiliário
Servitização
description Resumo A moradia estudantil foi discutida na literatura sob aspectos da preferência e satisfação residencial; fatores indutores de comportamento e demanda no mercado imobiliário; e variáveis influentes na escolha da moradia. Entretanto, escassos são os trabalhos que abordaram assuntos sobre empreendimentos destinados a estudantes, bem como os novos produtos do mercado imobiliário brasileiro, os empreendimentos denominados Student Housing (SH). Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para orientar o processo de desenvolvimento de empreendimentos SH. Para esse fim, o estudo propôs, inicialmente, comparar sete edifícios SH para investigar as principais características desse modelo. Tais informações, acrescentadas à revisão da literatura, permitiram explorar, por meio de um levantamento survey, a opinião de estudantes universitários sobre a importância de quatro requisitospreestabelecidos. Os resultados revelam que muitos atributos presentes nos edifícios SH não são considerados importantes ou são indiferentes do ponto de vista dos estudantes, o que demonstra custos adicionais e desnecessários para os investidores. Em contrapartida, o estudo identificou vários atributos valiosos para os usuários. Com base nisso, foram sugeridas doze diretrizes para orientar projetistas, incorporadores e investidores do mercado imobiliário estudantil no desenvolvimento de seus produtos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212022000100027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212022000100027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212022000100577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.22 n.1 2022
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209105268965376