Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim,Adriana Eloá Bento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Labaki,Lucila Chebel, Maia,Paulo Alves, Barros,Thais Maria Santiago, Monteiro,Luiz Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000100231
Resumo: Resumo Na construção civil a excessiva exposição ao calor pode causar sobrecarga térmica e danos à saúde do trabalhador. Este estudo apresenta uma análise da exposição ao calor de 64 trabalhadores que desenvolvem atividades sobre lajes de concreto em construção de estruturas de concreto em edifícios. Para tanto, utiliza-se o índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG), obtido a partir das temperaturas de bulbo úmido natural, de bulbo seco e de globo, medidas sobre as lajes, e analisado em conjunto com taxas metabólicas estimadas para cada função de trabalho, conforme as normas da International Standardization for Organization (ISO). A avaliação foi feita de acordo com os critérios da legislação brasileira, aplicando-se a Norma Regulamentadora Nº 15 (NR-15), do Ministério do Trabalho. Os resultados demonstram que há necessidade de gerenciamento e adoção de medidas de controle, em especial de pausas para descanso térmico visando ao resfriamento corporal para evitar doenças oriundas do calor. Conclui-se que, como o número de horas de pausa para recuperação térmica é significativo em relação ao número de horas totais de trabalho medidas (39% para atividades pesadas e 20% para atividades moderadas), o regime trabalho/descanso adequado tem potencial para afetar o ritmo de trabalho na construção civil.
id ANTAC-1_90ed980e3f5bf8d04e1f473464afd189
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212020000100231
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifíciosExposição ao calorAtividades a céu abertoPausas no trabalhoConstrução civilResumo Na construção civil a excessiva exposição ao calor pode causar sobrecarga térmica e danos à saúde do trabalhador. Este estudo apresenta uma análise da exposição ao calor de 64 trabalhadores que desenvolvem atividades sobre lajes de concreto em construção de estruturas de concreto em edifícios. Para tanto, utiliza-se o índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG), obtido a partir das temperaturas de bulbo úmido natural, de bulbo seco e de globo, medidas sobre as lajes, e analisado em conjunto com taxas metabólicas estimadas para cada função de trabalho, conforme as normas da International Standardization for Organization (ISO). A avaliação foi feita de acordo com os critérios da legislação brasileira, aplicando-se a Norma Regulamentadora Nº 15 (NR-15), do Ministério do Trabalho. Os resultados demonstram que há necessidade de gerenciamento e adoção de medidas de controle, em especial de pausas para descanso térmico visando ao resfriamento corporal para evitar doenças oriundas do calor. Conclui-se que, como o número de horas de pausa para recuperação térmica é significativo em relação ao número de horas totais de trabalho medidas (39% para atividades pesadas e 20% para atividades moderadas), o regime trabalho/descanso adequado tem potencial para afetar o ritmo de trabalho na construção civil.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2020-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000100231Ambiente Construído v.20 n.1 2020reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212020000100371info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim,Adriana Eloá BentoLabaki,Lucila ChebelMaia,Paulo AlvesBarros,Thais Maria SantiagoMonteiro,Luiz Robertopor2020-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212020000100231Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-05-05T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios
title Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios
spellingShingle Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios
Amorim,Adriana Eloá Bento
Exposição ao calor
Atividades a céu aberto
Pausas no trabalho
Construção civil
title_short Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios
title_full Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios
title_fullStr Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios
title_full_unstemmed Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios
title_sort Exposição ocupacional ao calor em atividades a céu aberto na construção de estruturas de edifícios
author Amorim,Adriana Eloá Bento
author_facet Amorim,Adriana Eloá Bento
Labaki,Lucila Chebel
Maia,Paulo Alves
Barros,Thais Maria Santiago
Monteiro,Luiz Roberto
author_role author
author2 Labaki,Lucila Chebel
Maia,Paulo Alves
Barros,Thais Maria Santiago
Monteiro,Luiz Roberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim,Adriana Eloá Bento
Labaki,Lucila Chebel
Maia,Paulo Alves
Barros,Thais Maria Santiago
Monteiro,Luiz Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Exposição ao calor
Atividades a céu aberto
Pausas no trabalho
Construção civil
topic Exposição ao calor
Atividades a céu aberto
Pausas no trabalho
Construção civil
description Resumo Na construção civil a excessiva exposição ao calor pode causar sobrecarga térmica e danos à saúde do trabalhador. Este estudo apresenta uma análise da exposição ao calor de 64 trabalhadores que desenvolvem atividades sobre lajes de concreto em construção de estruturas de concreto em edifícios. Para tanto, utiliza-se o índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG), obtido a partir das temperaturas de bulbo úmido natural, de bulbo seco e de globo, medidas sobre as lajes, e analisado em conjunto com taxas metabólicas estimadas para cada função de trabalho, conforme as normas da International Standardization for Organization (ISO). A avaliação foi feita de acordo com os critérios da legislação brasileira, aplicando-se a Norma Regulamentadora Nº 15 (NR-15), do Ministério do Trabalho. Os resultados demonstram que há necessidade de gerenciamento e adoção de medidas de controle, em especial de pausas para descanso térmico visando ao resfriamento corporal para evitar doenças oriundas do calor. Conclui-se que, como o número de horas de pausa para recuperação térmica é significativo em relação ao número de horas totais de trabalho medidas (39% para atividades pesadas e 20% para atividades moderadas), o regime trabalho/descanso adequado tem potencial para afetar o ritmo de trabalho na construção civil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000100231
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000100231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212020000100371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.20 n.1 2020
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104422764544