Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Roberta Vieira Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares,Carla Patrícia Santos, Alves,Tatiana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000400139
Resumo: Resumo Considera-se que o Regulamento Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações Residenciais (RTQ-R, 2012) apresenta um sistema de pontuação que desvaloriza o uso de dispositivos de sombreamento para as aberturas que não venezianas. Esses dispositivos são considerados com peso máximo de 50% em relação à pontuação das venezianas ainda que apresentem desempenho superior a esse peso. O presente estudo investigou o desempenho térmico e luminoso de diferentes tipologias de proteção solar em aberturas a fim de propor uma adequação do sistema de pontuações desses dispositivos pelo RTQ-R. Para tanto, foram feitas simulações computacionais com aberturas para quatro orientações em sete zonas bioclimáticas brasileiras e com variações nas tipologias e do acionamento dos dispositivos de proteção solar para ambientes de dormitório e de estar. A partir das simulações computacionais realizadas foi proposta uma escala única de pontuação para os dispositivos de sombreamento. Os resultados das pontuações indicam valores significativamente superiores ao máximo atribuído às venezianas pelo RTQ-R, o que mostra uma distorção entre os valores resultantes das simulações e os valores praticados pelo RTQ-R. Observou-se que as pontuações variam significativamente tanto entre as zonas bioclimáticas quanto com a orientação solar, e, por isso, o estudo propõe um critério de pontuação que considere essas variáveis.
id ANTAC-1_9d65ac310cd381f35983f922815a6412
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212018000400139
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminosoProteção solarEficiência energéticaRTQ-RResumo Considera-se que o Regulamento Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações Residenciais (RTQ-R, 2012) apresenta um sistema de pontuação que desvaloriza o uso de dispositivos de sombreamento para as aberturas que não venezianas. Esses dispositivos são considerados com peso máximo de 50% em relação à pontuação das venezianas ainda que apresentem desempenho superior a esse peso. O presente estudo investigou o desempenho térmico e luminoso de diferentes tipologias de proteção solar em aberturas a fim de propor uma adequação do sistema de pontuações desses dispositivos pelo RTQ-R. Para tanto, foram feitas simulações computacionais com aberturas para quatro orientações em sete zonas bioclimáticas brasileiras e com variações nas tipologias e do acionamento dos dispositivos de proteção solar para ambientes de dormitório e de estar. A partir das simulações computacionais realizadas foi proposta uma escala única de pontuação para os dispositivos de sombreamento. Os resultados das pontuações indicam valores significativamente superiores ao máximo atribuído às venezianas pelo RTQ-R, o que mostra uma distorção entre os valores resultantes das simulações e os valores praticados pelo RTQ-R. Observou-se que as pontuações variam significativamente tanto entre as zonas bioclimáticas quanto com a orientação solar, e, por isso, o estudo propõe um critério de pontuação que considere essas variáveis.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000400139Ambiente Construído v.18 n.4 2018reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212018000400298info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Roberta Vieira Gonçalves deSoares,Carla Patrícia SantosAlves,Tatiana Paulapor2021-04-09T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212018000400139Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2021-04-09T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso
title Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso
spellingShingle Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso
Souza,Roberta Vieira Gonçalves de
Proteção solar
Eficiência energética
RTQ-R
title_short Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso
title_full Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso
title_fullStr Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso
title_full_unstemmed Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso
title_sort Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso
author Souza,Roberta Vieira Gonçalves de
author_facet Souza,Roberta Vieira Gonçalves de
Soares,Carla Patrícia Santos
Alves,Tatiana Paula
author_role author
author2 Soares,Carla Patrícia Santos
Alves,Tatiana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Roberta Vieira Gonçalves de
Soares,Carla Patrícia Santos
Alves,Tatiana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Proteção solar
Eficiência energética
RTQ-R
topic Proteção solar
Eficiência energética
RTQ-R
description Resumo Considera-se que o Regulamento Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações Residenciais (RTQ-R, 2012) apresenta um sistema de pontuação que desvaloriza o uso de dispositivos de sombreamento para as aberturas que não venezianas. Esses dispositivos são considerados com peso máximo de 50% em relação à pontuação das venezianas ainda que apresentem desempenho superior a esse peso. O presente estudo investigou o desempenho térmico e luminoso de diferentes tipologias de proteção solar em aberturas a fim de propor uma adequação do sistema de pontuações desses dispositivos pelo RTQ-R. Para tanto, foram feitas simulações computacionais com aberturas para quatro orientações em sete zonas bioclimáticas brasileiras e com variações nas tipologias e do acionamento dos dispositivos de proteção solar para ambientes de dormitório e de estar. A partir das simulações computacionais realizadas foi proposta uma escala única de pontuação para os dispositivos de sombreamento. Os resultados das pontuações indicam valores significativamente superiores ao máximo atribuído às venezianas pelo RTQ-R, o que mostra uma distorção entre os valores resultantes das simulações e os valores praticados pelo RTQ-R. Observou-se que as pontuações variam significativamente tanto entre as zonas bioclimáticas quanto com a orientação solar, e, por isso, o estudo propõe um critério de pontuação que considere essas variáveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000400139
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000400139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212018000400298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.18 n.4 2018
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104011722752