Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Thiago da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira,Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300305
Resumo: Resumo Como forma de reduzir o volume descartado de resíduos da construção civil, o uso de agregado reciclado na produção de concretos e argamassas tem se mostrado uma opção sustentável. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a influência da substituição de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado nas propriedades das argamassas estabilizadas de revestimento. Para tal, foram elaboradas quatro argamassas estabilizadas, uma argamassa com agregado miúdo natural (areia lavada de leito de rio) e outras três argamassas com teores de substituição em massa de 25%, 50% e 100% de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado. A avaliação das argamassas estabilizadas de revestimento foi realizada tanto no estado fresco (massa específica, índice de consistência, penetração de cone) como no estado endurecido (densidade no estado endurecido, resistência à tração na flexão e à compressão, absorção de água por capilaridade, módulo de elasticidade dinâmico). Por meio desses ensaios, verificou-se no estado fresco semelhança de comportamento entre a argamassa com agregado natural e as argamassas com agregado miúdo reciclado. Já no estado endurecido ocorreu redução das propriedades mecânicas e aumento da absorção de água das argamassas com o aumento do teor de substituição do agregado miúdo natural pelo agregado miúdo reciclado.
id ANTAC-1_a2e10d3516c3c3c1c37bb4e76ac70f27
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212020000300305
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadasResíduos de construção civilAgregado miúdo recicladoArgamassa estabilizadaArgamassa de revestimentoResumo Como forma de reduzir o volume descartado de resíduos da construção civil, o uso de agregado reciclado na produção de concretos e argamassas tem se mostrado uma opção sustentável. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a influência da substituição de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado nas propriedades das argamassas estabilizadas de revestimento. Para tal, foram elaboradas quatro argamassas estabilizadas, uma argamassa com agregado miúdo natural (areia lavada de leito de rio) e outras três argamassas com teores de substituição em massa de 25%, 50% e 100% de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado. A avaliação das argamassas estabilizadas de revestimento foi realizada tanto no estado fresco (massa específica, índice de consistência, penetração de cone) como no estado endurecido (densidade no estado endurecido, resistência à tração na flexão e à compressão, absorção de água por capilaridade, módulo de elasticidade dinâmico). Por meio desses ensaios, verificou-se no estado fresco semelhança de comportamento entre a argamassa com agregado natural e as argamassas com agregado miúdo reciclado. Já no estado endurecido ocorreu redução das propriedades mecânicas e aumento da absorção de água das argamassas com o aumento do teor de substituição do agregado miúdo natural pelo agregado miúdo reciclado.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300305Ambiente Construído v.20 n.3 2020reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212020000300430info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Thiago da SilvaPereira,Cláudio Henrique de Almeida Feitosapor2020-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212020000300305Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-06-30T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas
title Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas
spellingShingle Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas
Santana,Thiago da Silva
Resíduos de construção civil
Agregado miúdo reciclado
Argamassa estabilizada
Argamassa de revestimento
title_short Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas
title_full Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas
title_fullStr Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas
title_full_unstemmed Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas
title_sort Avaliação da influência da utilização de agregado miúdo reciclado em argamassas estabilizadas
author Santana,Thiago da Silva
author_facet Santana,Thiago da Silva
Pereira,Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
author_role author
author2 Pereira,Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana,Thiago da Silva
Pereira,Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos de construção civil
Agregado miúdo reciclado
Argamassa estabilizada
Argamassa de revestimento
topic Resíduos de construção civil
Agregado miúdo reciclado
Argamassa estabilizada
Argamassa de revestimento
description Resumo Como forma de reduzir o volume descartado de resíduos da construção civil, o uso de agregado reciclado na produção de concretos e argamassas tem se mostrado uma opção sustentável. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a influência da substituição de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado nas propriedades das argamassas estabilizadas de revestimento. Para tal, foram elaboradas quatro argamassas estabilizadas, uma argamassa com agregado miúdo natural (areia lavada de leito de rio) e outras três argamassas com teores de substituição em massa de 25%, 50% e 100% de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado. A avaliação das argamassas estabilizadas de revestimento foi realizada tanto no estado fresco (massa específica, índice de consistência, penetração de cone) como no estado endurecido (densidade no estado endurecido, resistência à tração na flexão e à compressão, absorção de água por capilaridade, módulo de elasticidade dinâmico). Por meio desses ensaios, verificou-se no estado fresco semelhança de comportamento entre a argamassa com agregado natural e as argamassas com agregado miúdo reciclado. Já no estado endurecido ocorreu redução das propriedades mecânicas e aumento da absorção de água das argamassas com o aumento do teor de substituição do agregado miúdo natural pelo agregado miúdo reciclado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300305
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000300305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212020000300430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.20 n.3 2020
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104512942080