Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kudo,Elisabete Kioko
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cardoso,Fábio Alonso, Pileggi,Rafael Giuliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212013000200010
Resumo: As argamassas colantes são produtos constituídos por areia natural ou artificial, ligantes (cimento) e aditivos químicos que cumprem uma função de adesivo para assentamento de revestimentos em pisos e paredes. Atualmente, a avaliação em campo sobre a mistura do produto é efetuada de forma empírica. O aplicador (pedreiro) determina, por meios de aspectos sensoriais, a facilidade ou a dificuldade de mistura, classificando a argamassa em pesada, leve, macia, de fácil ou de difícil mistura, etc. Porém, essas descrições são subjetivas e é difícil de mensurar quantitativamente a aplicabilidade do produto, além do que induzem a erros de avaliação, pois cada aplicador pode ter uma percepção diferente. O propósito deste trabalho foi medir, através da reometria rotacional, duas composições para avaliar o comportamento de mistura e reológico de forma quantitativa. Foram utilizadas duas argamassas colantes de mercado do tipo ACI (Argamassa Colante do Tipo I) e ACIII (Argamassa Colante do Tipo III), as quais foram submetidas a ensaios de reometria rotacional, variando-se o teor de água. Os resultados desta pesquisa demonstram que o tempo de mistura de 150 s é eficiente e suficiente para homogeneizar e estabilizar as argamassas testadas, e que a argamassa do tipo ACI apresenta maior dificuldade de mistura e resulta em uma suspensão com maior viscosidade e tensão de escoamento do que a argamassa ACIII. Este estudo mostra a aplicação e os resultados inéditos de reometria rotacional para avaliação do comportamento reológico de argamassas colantes. Essa transferência do conhecimento visa ampliar os horizontes sobre os comportamentos dos materiais de construção civil para melhorar o desempenho de aplicação e avaliação da argamassa no estado fresco.
id ANTAC-1_ade9c6b178195c8e324941b0f50a097e
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212013000200010
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacionalReometria de misturaReometria rotacionalCaracterização reológicaArgamassa colanteAs argamassas colantes são produtos constituídos por areia natural ou artificial, ligantes (cimento) e aditivos químicos que cumprem uma função de adesivo para assentamento de revestimentos em pisos e paredes. Atualmente, a avaliação em campo sobre a mistura do produto é efetuada de forma empírica. O aplicador (pedreiro) determina, por meios de aspectos sensoriais, a facilidade ou a dificuldade de mistura, classificando a argamassa em pesada, leve, macia, de fácil ou de difícil mistura, etc. Porém, essas descrições são subjetivas e é difícil de mensurar quantitativamente a aplicabilidade do produto, além do que induzem a erros de avaliação, pois cada aplicador pode ter uma percepção diferente. O propósito deste trabalho foi medir, através da reometria rotacional, duas composições para avaliar o comportamento de mistura e reológico de forma quantitativa. Foram utilizadas duas argamassas colantes de mercado do tipo ACI (Argamassa Colante do Tipo I) e ACIII (Argamassa Colante do Tipo III), as quais foram submetidas a ensaios de reometria rotacional, variando-se o teor de água. Os resultados desta pesquisa demonstram que o tempo de mistura de 150 s é eficiente e suficiente para homogeneizar e estabilizar as argamassas testadas, e que a argamassa do tipo ACI apresenta maior dificuldade de mistura e resulta em uma suspensão com maior viscosidade e tensão de escoamento do que a argamassa ACIII. Este estudo mostra a aplicação e os resultados inéditos de reometria rotacional para avaliação do comportamento reológico de argamassas colantes. Essa transferência do conhecimento visa ampliar os horizontes sobre os comportamentos dos materiais de construção civil para melhorar o desempenho de aplicação e avaliação da argamassa no estado fresco.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212013000200010Ambiente Construído v.13 n.2 2013reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/S1678-86212013000200010info:eu-repo/semantics/openAccessKudo,Elisabete KiokoCardoso,Fábio AlonsoPileggi,Rafael Giulianopor2013-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212013000200010Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2013-07-18T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional
title Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional
spellingShingle Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional
Kudo,Elisabete Kioko
Reometria de mistura
Reometria rotacional
Caracterização reológica
Argamassa colante
title_short Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional
title_full Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional
title_fullStr Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional
title_full_unstemmed Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional
title_sort Avaliação de argamassas colantes por reometria rotacional
author Kudo,Elisabete Kioko
author_facet Kudo,Elisabete Kioko
Cardoso,Fábio Alonso
Pileggi,Rafael Giuliano
author_role author
author2 Cardoso,Fábio Alonso
Pileggi,Rafael Giuliano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kudo,Elisabete Kioko
Cardoso,Fábio Alonso
Pileggi,Rafael Giuliano
dc.subject.por.fl_str_mv Reometria de mistura
Reometria rotacional
Caracterização reológica
Argamassa colante
topic Reometria de mistura
Reometria rotacional
Caracterização reológica
Argamassa colante
description As argamassas colantes são produtos constituídos por areia natural ou artificial, ligantes (cimento) e aditivos químicos que cumprem uma função de adesivo para assentamento de revestimentos em pisos e paredes. Atualmente, a avaliação em campo sobre a mistura do produto é efetuada de forma empírica. O aplicador (pedreiro) determina, por meios de aspectos sensoriais, a facilidade ou a dificuldade de mistura, classificando a argamassa em pesada, leve, macia, de fácil ou de difícil mistura, etc. Porém, essas descrições são subjetivas e é difícil de mensurar quantitativamente a aplicabilidade do produto, além do que induzem a erros de avaliação, pois cada aplicador pode ter uma percepção diferente. O propósito deste trabalho foi medir, através da reometria rotacional, duas composições para avaliar o comportamento de mistura e reológico de forma quantitativa. Foram utilizadas duas argamassas colantes de mercado do tipo ACI (Argamassa Colante do Tipo I) e ACIII (Argamassa Colante do Tipo III), as quais foram submetidas a ensaios de reometria rotacional, variando-se o teor de água. Os resultados desta pesquisa demonstram que o tempo de mistura de 150 s é eficiente e suficiente para homogeneizar e estabilizar as argamassas testadas, e que a argamassa do tipo ACI apresenta maior dificuldade de mistura e resulta em uma suspensão com maior viscosidade e tensão de escoamento do que a argamassa ACIII. Este estudo mostra a aplicação e os resultados inéditos de reometria rotacional para avaliação do comportamento reológico de argamassas colantes. Essa transferência do conhecimento visa ampliar os horizontes sobre os comportamentos dos materiais de construção civil para melhorar o desempenho de aplicação e avaliação da argamassa no estado fresco.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212013000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212013000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-86212013000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.13 n.2 2013
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209102406352896