Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiente construído (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000100365 |
Resumo: | Resumo Os sistemas educacionais no Brasil renovam-se para se adequar a padrões internacionais de qualidade em educação. Esse é um esforço grande frente aos problemas de diferentes naturezas encontrados na rede pública de escolas brasileiras, que deveria funcionar em plenas condições de infraestrutura física, recursos humanos, didáticos e digitais. Ações de modernização das estratégias educacionais por meio da adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) apontam para a tendência de implantação da educação híbrida, ou blended learning, em sistemas tradicionais de ensino. Diante disso, esta pesquisa discute os leiautes padrões de ambientes de aprendizagem propostos em referências nacionais e as inovações sugeridas em estudos científicos sobre ambientes de aprendizagem inovadores, no Brasil e no exterior. A pesquisa é de cunho qualitativo, e seu paradigma é o design science research associado a métodos de avaliação e de projeto ergonômico para o ambiente construído. Os resultados apontam para o desenvolvimento de propostas inovadoras de arranjos espaciais de ambientes de aprendizagem, nos quais foram aplicados conceitos de flexibilidade para atender às múltiplas formas de aprendizagem, aplicando dimensionamento ergonômico e especificações técnicas de elementos construtivos, de sistemas e de condicionamento ambiental. |
id |
ANTAC-1_db2aecdf73638dcf4fdb55407cf8f9f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-86212020000100365 |
network_acronym_str |
ANTAC-1 |
network_name_str |
Ambiente construído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learningAmbiente de aprendizagemEspecificações técnicasBlended learningResumo Os sistemas educacionais no Brasil renovam-se para se adequar a padrões internacionais de qualidade em educação. Esse é um esforço grande frente aos problemas de diferentes naturezas encontrados na rede pública de escolas brasileiras, que deveria funcionar em plenas condições de infraestrutura física, recursos humanos, didáticos e digitais. Ações de modernização das estratégias educacionais por meio da adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) apontam para a tendência de implantação da educação híbrida, ou blended learning, em sistemas tradicionais de ensino. Diante disso, esta pesquisa discute os leiautes padrões de ambientes de aprendizagem propostos em referências nacionais e as inovações sugeridas em estudos científicos sobre ambientes de aprendizagem inovadores, no Brasil e no exterior. A pesquisa é de cunho qualitativo, e seu paradigma é o design science research associado a métodos de avaliação e de projeto ergonômico para o ambiente construído. Os resultados apontam para o desenvolvimento de propostas inovadoras de arranjos espaciais de ambientes de aprendizagem, nos quais foram aplicados conceitos de flexibilidade para atender às múltiplas formas de aprendizagem, aplicando dimensionamento ergonômico e especificações técnicas de elementos construtivos, de sistemas e de condicionamento ambiental.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2020-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000100365Ambiente Construído v.20 n.1 2020reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212020000100380info:eu-repo/semantics/openAccessSarmento,Thaisa SampaioVillarouco,VilmaGomes,Alex Sandropor2020-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212020000100365Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-05-05T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning |
title |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning |
spellingShingle |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning Sarmento,Thaisa Sampaio Ambiente de aprendizagem Especificações técnicas Blended learning |
title_short |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning |
title_full |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning |
title_fullStr |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning |
title_full_unstemmed |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning |
title_sort |
Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning |
author |
Sarmento,Thaisa Sampaio |
author_facet |
Sarmento,Thaisa Sampaio Villarouco,Vilma Gomes,Alex Sandro |
author_role |
author |
author2 |
Villarouco,Vilma Gomes,Alex Sandro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento,Thaisa Sampaio Villarouco,Vilma Gomes,Alex Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem Especificações técnicas Blended learning |
topic |
Ambiente de aprendizagem Especificações técnicas Blended learning |
description |
Resumo Os sistemas educacionais no Brasil renovam-se para se adequar a padrões internacionais de qualidade em educação. Esse é um esforço grande frente aos problemas de diferentes naturezas encontrados na rede pública de escolas brasileiras, que deveria funcionar em plenas condições de infraestrutura física, recursos humanos, didáticos e digitais. Ações de modernização das estratégias educacionais por meio da adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) apontam para a tendência de implantação da educação híbrida, ou blended learning, em sistemas tradicionais de ensino. Diante disso, esta pesquisa discute os leiautes padrões de ambientes de aprendizagem propostos em referências nacionais e as inovações sugeridas em estudos científicos sobre ambientes de aprendizagem inovadores, no Brasil e no exterior. A pesquisa é de cunho qualitativo, e seu paradigma é o design science research associado a métodos de avaliação e de projeto ergonômico para o ambiente construído. Os resultados apontam para o desenvolvimento de propostas inovadoras de arranjos espaciais de ambientes de aprendizagem, nos quais foram aplicados conceitos de flexibilidade para atender às múltiplas formas de aprendizagem, aplicando dimensionamento ergonômico e especificações técnicas de elementos construtivos, de sistemas e de condicionamento ambiental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000100365 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212020000100365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1678-86212020000100380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ambiente Construído v.20 n.1 2020 reponame:Ambiente construído (Online) instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) instacron:ANTAC |
instname_str |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) |
instacron_str |
ANTAC |
institution |
ANTAC |
reponame_str |
Ambiente construído (Online) |
collection |
Ambiente construído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ambienteconstruido@ufrgs.br |
_version_ |
1754209104437444608 |